“Não tiveram mais como esconder o Fortaleza, que na noite desse sábado (17), em Bragança Paulista, chegou à liderança do Brasileirão”, aponta o jornalista Nicolau Araújo.
Confira:
Semanas atrás, as manchetes dos principais sites esportivos apontavam uma disputa acirrada entre Botafogo, Flamengo, Palmeiras e São Paulo, todos então integrantes do G4 do Brasileirão.
Dias depois, Botafogo, Flamengo e Palmeiras estampavam as manchetes pela liderança do Brasileirão.
Passados mais alguns dias, as manchetes davam conta da disputa entre Botafogo e Flamengo pela ponta da tabela.
Neste fim de semana, no entanto, não tiveram mais como esconder o Fortaleza, que na noite desse sábado (17), em Bragança Paulista, chegou à liderança do Brasileirão.
Mesmo, assim, eis a manchete do GE: Fortaleza lidera provisoriamente e pode alcançar feito inédito.
Como assim… provisoriamente?!
Dos cinco jogos que completam neste domingo (18) a vigésima terceira rodada do Brasileirão, somente em um o Fortaleza poderá ser superado em um ponto, no caso de uma vitória do Botafogo sobre o Flamengo. Ainda, assim, o clube da Estrela Solitária ficaria com uma partida a mais que o Fortaleza, quando a equipe cearense terá que cumprir um jogo atrasado. Então, o Botafogo estaria em uma liderança provisória?
Não, não há nada contra o Fortaleza. Tampouco um sentimento de xenofobia em desfavor de times nordestinos. Mas, sim, o motivo mais antigo do mundo… o dinheiro.
No mundo capitalista, há de prevalecer a regra número um: “Se alguém ganha, alguém perde”.
Ao omitir a ascensão do Fortaleza, a rede sulista assegura a manutenção dos milionários patrocínios de Corinthians e Fluminense, mesmo com as equipes “provisoriamente” ameaçadas de rebaixamento. No mercado financeiro, mais vale investir no decadente com poder de mídia ao ascendente despercebido.
Caso o Fortaleza mantenha a boa performance que derrotou o Flamengo em pleno Maracanã, tirou a invencibilidade do Cruzeiro como mandante, venceu por duas vezes o São Paulo, lá e cá, e ainda marcou 3 a 0 no Palmeiras, e então conquiste o inédito título do Brasileirão, há de termos uma manchete nacional: “em decisão bastante disputada, é vice-campeão o Flamengo, o Botafogo, o Palmeiras, o Cruzeiro, o São Paulo, o Grêmio”…
Nicolau Araújo é jornalista pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Marketing Político e com passagens pelo O POVO, DN e O Globo, além de assessorias no Senado, Governo do Estado, Prefeitura de Fortaleza, coordenador na Prefeitura de Maracanaú, coordenador na Câmara Municipal de Fortaleza e consultorias parlamentares. Também acumula títulos no xadrez estudantil, universitário e estadual de Rápido