A Companhia Docas do Ceará acaba de conquista o Selo Pró-Clima 2025, concedido pela da Aliança Brasileira para Descarbonização de Portos (ABDP). A certificação reconhece as medidas administrativas implantadas pelas empresas, portos e organizações do setor portuário comprometidas com a redução de emissões e a transição para uma economia de baixo carbono.
Na edição deste ano, os projetos e os indicadores relacionados à gestão de emissões dos Gases do Efeito Estufa (GEE) foram avaliados, além das práticas de inovação sustentável e das ações de descarbonização.
O Selo Pró-Clima 2025 foi entregue ao Coordenador de Planejamento da CDC, Evandro Batista, e à Coordenadora de Segurança, Meio Ambiente e Saúde da CDC, Amanda Serpa.
Também estiveram presentes o Diretor do Projeto de Descarbonização e Consultor Sênior de Estratégia Portuária, Jonas Mendes Constante, e a Consultora Sênior da Portgreen, Jussara Mendes – os dois integram o projeto de descarbonização, no contrato celebrado entre a CDC e a Fundação Valênciaport.
Segunda conquista
Em agosto, a CDC já havia conquistado o 1º lugar nacional na categoria Avanço IGAP (Índice de Gestão da Autoridade Portuária), durante a 6ª edição do Prêmio Portos + Brasil. O evento, considerado o “Oscar do setor portuário”, foi promovido pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR), por meio da Secretaria Nacional de Portos (SNP).
Na ocasião, o Diretor-Presidente da CDC, Lucio Gomes, recebeu a premiação das mãos do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e do governador do Paraná, Ratinho Júnior, convidado especial da cerimônia.