Categorias: Saúde

Complexo Hospitalar da UFC fará mutirão para reduzir as filas do SUS

Fachada do Hospital Universitário Walter Cantídio, em Fortaleza. Foto: Arquivo

No próximo sábado, o Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará vai realizar um mutirão de atendimentos especializados com cerca de 1.400 procedimentos, entre consultas, exames e cirurgias. A meta é reduzir o tempo de espera de pacientes que estão nas filas de regulação do Sistema Único de Saúde (SUS).

O mutirão envolverá o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (Meac). A ação faz parte da ação “Dia E – Ebserh em Ação”, em parceria com o programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde (MS), e ocorrerá simultaneamente nos 45 hospitais da Rede Ebserh.

No HUWC

No Hospital Universitário Walter Cantídio, serão ofertados procedimentos cirúrgicos como colecistectomia, hérnia umbilical e catarata. Também estão previstos exames e diagnósticos como ressonância magnética, tomografia computadorizada e colonoscopia.

Além disso, segundo a assessoria de imprensa do  Complexo Hospitalar, haverá consultas especializadas em áreas como Geriatria, Endocrinologia, Neurologia, Oncologia de pele e Oftalmologia.

Na Meac

Já na Maternidade-Escola Assis Chateaubrind, estão previstos atendimentos em colposcopia, inserção de DIU hormonal e não hormonal, inserção de implante subdérmico de etonogestrel (Implanon), histeroscopia diagnóstica, consulta em ginecologia, mamografia, além de ultrassonografia transvaginal e de mama.

De acordo com a gerente de Atenção à Saúde do HUWC-UFC/Ebserh, Virgínia Fernandes, o mutirão representa uma estratégia fundamental para ampliar o acesso ao cuidado dos pacientes. “Em ações como essa, teremos uma diminuição média entre 20% e 40% nos procedimentos contemplados. Mais do que números, o maior impacto é humano. Cada atendimento representa um paciente que avança no cuidado, um diagnóstico que não atrasa, uma cirurgia que chega no momento certo. Esse é o sentido maior de todos os esforços direcionados no nosso Dia E”, ressalta Virgínia Fernandes.

O gerente de Atenção à Saúde da Meac-UFC/Ebserh, Edson Lucena, explicou que a equipe da Meac está engajada em contribuir com o objetivo de reduzir filas e garantir atendimento oportuno para quem aguarda no SUS. “A maternidade ofertará uma série de procedimentos essenciais na área da saúde da mulher. São ações que reforçam nossa missão de cuidado integral, qualificado e humanizado às mulheres em diferentes fases da vida”, afirma Edson Lucena.

SERVIÇO

*Confira a lista completa de consultas, exames e cirurgias ofertadas aqui.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais