Em clima de 10 anos de gestão da Ebserh, a superintendente Josenília Gomes anunciou a publicação da Portaria 5.726, do Ministério da Saúde (MS), que declara uma nova forma de contratualização no organismo, o que aportará em torno de R$ 30 milhões no teto orçamentário do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (CH-UFC) para o próximo ano. Isso deverá beneficiar o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (Meac).
“Mais recurso para a gente prestar assistência, ensino e pesquisa, transformando vidas, que é o que a gente sabe e gosta de fazer”, comemorou Josenília.
Já o reitor da UFC, Custódio Almeida, mencionou que o CH-UFC corresponde a uma atuação à serviço da população, na assistência e no ensino de qualidade, fortalecidos com a chegada da Ebserh. “Sem esse suporte da Ebserh hoje, as Universidades não conseguem garantir esses serviços tão importantes dos quais brotam pesquisa, desenvolvimento e inovação em saúde para o país”.
Nesse esforço conjunto entre a Ebserh e a Universidade, Custódio ainda complementou: “A nossa população precisa muito do SUS e a Universidade quer trabalhar incessantemente para isso”.
Dessa forma, o reitor destacou que a licitação para o novo Hospital Universitário da UFC, mais uma instituição para esse fortalecimento da saúde cearense, já está aberta, com o valor em R$ 233 milhões de reais, investidos com recursos do Novo Plano de Aceleração e Crescimento (PAC).
“Isso vai ser, obviamente, parte significativa do Complexo Hospitalar da UFC”, concljui Custódio Almeida.