“É importante trabalhar em situações menos desafiadoras antes de aplicar em contextos mais complicados”, aponta o jornalista Fábio Tajra
Confira:
A comunicação assertiva é uma habilidade fundamental para interações eficazes e construtivas, focando no processo relacional com os diversos nichos sociais localizados nos ambientes geopolíticos.
Envolve expressar pensamentos, ações desenvolvias e necessidades de forma clara, objetiva e eficiente, sem ser passivo ou agressivo.
O processo de planejamento de comunicação assertiva deve estabelecer vertentes fundamentais, tendo como pauta base, às ações promovidas pela instituição propositora focando a exatidão da ação, os benefícios propostos e a diferença que os mesmos promoverão aos envolvidos.
Gestão pública:
Não são raros os casos onde os técnicos das gestões conseguem produzir iniciativas importantes em áreas significativas, como: saúde, educação, moradia, emprego e renda e desenvolvimento econômico, mas no momento em que a informação precisa chegar ao cidadão (ã) de forma concreta e que possibilite interação, os mecanismos de comunicação não conseguem ofertar informação com objetividade.
Técnicas:
A assertividade ajuda a construir relacionamentos mais aperfeiçoados, pois promove um diálogo aberto e honesto.
Ao expressar-se de maneira clara e respeitosa, diminui-se a probabilidade de mal-entendidos e conflitos, reduz o espaço entre a instituição (pública ou privada) e a sociedade envolvida, fortalece os mecanismos de aproximação e perfeiçoa as atividades desenvolvidas fazendo crescer os números de atendimento ou as relações de consumo.
Outro ponto importante, desenvolvido pela comunicação assertiva, refere-se a facilitação imediata de identificação de problemas e a busca por soluções colaborativas, fato este fundamental para as tomadas de decisões, já que vivemos em tempos onde todos os processos de gestão exigem um certo imediatismos para não perder espaços.
Como qualquer habilidade, a comunicação assertiva melhora com a prática. É importante trabalhar em situações menos desafiadoras antes de aplicar em contextos mais complicados.
As analises dos fatos devem ser desenvolvidas de forma minuciosas, promovendo criação de identidade clara para cada estratégia de comunicação, seja: rádio, tv’s, sites e portais, redes sociais e criação de conteúdo próprio. Para cada segmentação uma identidade objetiva.
A comunicação assertiva é uma ferramenta poderosa que não só melhora suas interações diárias, mas também cria um ambiente mais colaborativo e respeitoso.
Ao praticar essa forma de comunicação, as defesas das necessidades e os mecanismos funcionais são disponibilizados de forma clara construindo conexões mais significativas.
Fábio Tajra é jornalista/gestor em Marketing