O presidente do Sindienergia-CE, Luis Carlos Queiroz, acompanhado de outros diretores do sindicato, participa da Coniben 2025, que acontece até esta sexta-feira (28), em Portugal. Trata-se do maior evento do setor energético ibero-brasileiro.
Neste ano, o tema principal é “Convergência Energética: Estratégias para Mitigação e Compensação”.
A Conferência Ibero-Brasileira de Energia (Coniben) já é consolidada no calendário dos stakeholders da energia, quando busca conectar as principais lideranças do setor energético ibero-brasileiro, compartilhando conhecimento técnico e estratégico para ajudar a acelerar as inovações e transformações que o mundo tanto precisa.
A abertura do evento ocorreu nessa quinta-feira (27) e reuniu nomes do setor brasileiro, em debate e troca dinâmica de experiências, por meio de painéis, palestras e exposição de projetos, produtos e serviços, com vista ao incremento de parcerias e negócios do Brasil, de Portugal e da Espanha.
Entre os representantes do Brasil estão Reive Bastos, ex-secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia (MME); Christiano Vieira, diretor de Operações do ONS; e Bento Albuquerque, ex-ministro de Minas e Energia, presidente do Conselho de Administração da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e Membro do Conselho de Administração da ITAIPU BINACIONAL.
“Tenho acompanhado o crescimento e a relevância dos temas abordados e convidados do Coniben ano após ano. Parabenizo toda a sua organização, na pessoa do amigo Reive Barros. Hoje, dentre outras importantes interações no evento, estive presente como ouvinte no painel que reuniu a diretoria do ONS e da Aneel, oportunidade em que compartilhei impressões após retornar de uma imersão executiva na China promovida pela FIEC, numa troca de experiências para uma análise do atual ritmo do avanço e desenvolvimento do setor”, destacou Luis Carlos Queiroz.
Nesta sexta-feira, o evento traz painéis que abordam temas como Projetos e Produtos de Bio Combustíveis, Diversidade Energética, Armazenamento de Energia, Infraestrutura Portuária e Descarbonização da Operação, Data Center e Inteligência Artificial e Perspectivas de Investimento no Setor de Energia, reunindo especialistas de grandes empresas e entidades, a exemplo de ENEVA, CCEE, MME do Brasil, ANEEL, Porto de Suape, EPE, Qair, dentre outros.