Contraceptivo oferecido por Fortaleza a meninas de 10 anos gera repercussão nacional

Deputado André Fernandes critica a oferta de contraceptivo para meninas de 10 anos

A Secretaria da Saúde de Fortaleza passou a ofertar desde fevereiro deste ano o implante subdérmico para crianças e adolescentes com idades entre 10 anos a 19 anos, nas maternidades e postos de saúde. Mas, somente esta semana o caso ganhou repercussão nacional quando os métodos contraceptivos atingiram 621 implantes.

O jornal Correio Braziliense trouxe nessa quinta-feira (21) a fala da senadora Damares Alces (Republicanos-DF) que diz não entender a decisão da Prefeitura de Fortaleza.

“Anticoncepcional é prescrito para não conceber. Se concebe tendo relações sexuais. Quando eu dou um anticoncepcional para uma menina de 10 anos, eu estou querendo que ela não conceba. Portanto, eu estou admitindo que ela está tendo relações sexuais. Essa medida é tão somente o Estado assumindo sua falência e seu fracasso no enfrentamento à erotização e à sexualização precoce de crianças e adolescentes”, aponta a senadora.

Já o Portal Agora RN disse nesta sexta-feira (22) que aguarda por parte da secretaria municipal o número de meninas com 10 anos de idade que receberam o contraceptivo.

No Ceará, o deputado federal André Fernandes (PL) afirmou que Fortaleza está na contramão da luta do país contra a adultização de crianças, que passaram a ser vistas como “cobaias hormonais”.

O que diz a Prefeitura de Fortaleza?

A Secretaria Municipal da Saúde afirma que o implante subdérmico está disponível para puérperas adolescentes (10 a 19 anos) no pós-parto, nas maternidades Gonzaguinhas da Barra do Ceará e José Walter, pois o método é recomendado para essa faixa etária devido à segurança, alta eficácia e praticidade, já que não exige uso diário.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais