O Ceará está estreando na maior feira de produtos da agricultura familiar da América Latina, a Naturaltech, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. Ao todo, dez cooperativas apoiadas pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), por meio Projeto São José (PSJ), expõem seus produtos.
No estande do Ceará, produtos como cajuína, mel, óleo de coco agroecológico, rapadura pré-treino, derivados do caju (paçoquinha e pasta de castanha de caju veganas), entre outros.
O coordenador do Projeto São José, Lafaete Almeida, destacou a força dos produtos da agricultura familiar cearense na feira. “O nosso estante valoriza o trabalho das famílias do campo e apresenta ao mundo o melhor da produção dos agricultores cearenses. Marcar presença aqui é uma oportunidade única para as pessoas que sobrevivem do campo. A Naturaltech é um espaço de debate, venda, negócios e perspectivas para o futuro do mercado. Estamos muito felizes de apoiar as cooperativas cearenses neste evento grandioso”, frisou.
No ano de estreia, o Ceará expõe inovações na Naturaltech como a paçoquinha, a pasta de castanha de caju, a pasta de alho, além de outros itens como mel de abelha orgânico em sachê e em bisnaga, farinhas e fécula de mandioca. A tradicional castanha – nas versões natural, natural orgânica e torrada salgada – também marca presença no evento.
Nas bebidas, os destaques do estande são as cajuínas tradicionais e vegana. O Ceará também leva moda para a feira com a renda de filé. Doces, biscoitos, rapaduras, mel e óleo de coco agroecológico ocupam o estande cearense. A 18ª edição da Naturaltech segue até o próximo sábado.