Categorias: Ceará

Corpo de Bombeiros resgata jiboias em Fortaleza e Caucaia

Bombeiros resgatam duas jiboias. Foto: Divulgação

O Corpo de Bombeiros do Ceará resgatou duas jiboias. As ações aconteceram na última quinta-feira (15), no bairro Jangurussu – Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3) de Fortaleza, e no bairro Parque Potira, em Caucaia (AIS 11) do Estado. As serpentes, segundo a assessoria de imprensa da SSPDS, foram resgatadas em segurança e sem nenhuma lesão aparente.

Em Fortaleza, a equipe da 3ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (3ª Cia / 1º BBM) do CBMCE foi acionada para realizar o resgate de um animal que se encontrava em um imóvel. Ao chegarem no local, a equipe verificou que se tratava de uma jiboia. A serpente foi resgatada em segurança e devolvida ao habitat natural.

Já em Caucaia, uma composição da 3ª Companhia do 2º Batalhão de Bombeiros Militares (3ª Cia / 2º BBM) do CBMCE foi acionada para realizar o resgate de uma outra jiboia. A cobra, de três metros de comprimento, estava em cima de uma árvore, na casa do solicitante. O animal foi resgatado e solto longe da área urbana e próximo a uma fonte d ‘água.

Balanço

Somente nos primeiros 45 dias deste ano, o Corpo de Bombeiros já protagonizou o resgate de 835 serpentes, em todo o Ceará. O balanço da corporação aponta que foram resgatadas 558 cobras em janeiro e outras 276, nos primeiros 15 dias de fevereiro. Em média, cerca de 70% dos resgates de animais, por mês, são serpentes. Historicamente, o número de resgate de cobras aumenta nos períodos chuvosos e de estiagem.

A serpente peçonhenta mais comum no Ceará é a jararaca. Já a cascavel aparece com maior frequência em regiões secas e áridas, enquanto a coral prefere áreas urbanas com muito lixo. Em Fortaleza, as cobras são mais frequentes perto de lagoas e rios da periferia. Em caso de encontrar uma cobra em sua casa, o recomendado é manter a calma e acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. A equipe de especialistas avalia a situação e realiza as medidas necessárias para capturar o animal com segurança.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais