Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Cratéus ganhará escola indígena para 400 alunos

Construção está sob responsabilidade da Superintendência de Obras Públicas do Estado. Foto: Divulgação

O Governo do Ceará está construindo uma nova estrutura para a Escola Indígena Cariri Tabajara, no município de Crateús. A unidade, que tem atualmente 30% dos serviços executados, terá capacidade para atender cerca de 400 estudantes das etnias Tabajara, Potyguara, Kariri, Kalabaça e Tupinambá, em dois turnos, contemplando as modalidades de Educação Infantil, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O investimento para construção da estrutura é de R$ 8,86 milhões do Tesouro do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc). As obras ficam sob a responsabilidade da Superintendência de Obras Públicas (SOP).

“O Governo vem investindo na construção de novas escolas dentro desses territórios com estruturas adaptadas para atender às necessidades das comunidades indígenas. Há, além de escolas indígenas, escolas agrícolas e unidades voltadas à população quilombola”, explica o superintendente Quintino Vieira.

Estrutura

A nova escola está sendo erguida em um terreno de aproximadamente 11 mil m², sendo três mil de área coberta e outros dois mil de área construída, que incluem salas de aula, biblioteca, laboratórios de informática, laboratórios de matemática, física, biologia e química, cantina, vestiários, quadra poliesportiva, pátios, além dos espaços administrativos.

De acordo com o 8º Distrito Operacional da SOP, em Crateús, que fica a cargo da obra, já foram construídas a estrutura e laje do bloco administrativo e das salas de aula, as fundações do bloco de laboratórios e demarcada a área de construção da quadra poliesportiva.

DETALHE – Atualmente, são 39 escolas indígenas na rede estadual, distribuídas em 16 municípios: Acaraú, Aquiraz, Aratuba, Canindé, Caucaia, Crateús, Itapipoca, Itarema, Maracanaú, Monsenhor Tabosa, Novo Oriente, Pacatuba, Poranga, São Benedito, Tamboril e Quiterianópolis, assegurando uma matrícula de mais de 8 mil alunos, atendidos da Educação Infantil ao Ensino Médio, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

DETALHE 2 – No Ceará são 15 os povos indígenas: Anacé, Gavião, Kanindé, Kariri, Karão-Jaguaribaras, Tremembé, Tapeba, Jenipapo-Kanindé, Pitaguary, Kalabaça, TapuiaKariri, Tubiba-Tapuia, Potyguara, Tabajara e Tupinambá.

COMPARTILHE:
Mais Notícias
Jade integra comissão brasileira em evento na Suíça contra discriminação da mulher

Jade integra comissão brasileira em evento na Suíça contra discriminação da mulher

O Ceará foi referenciado na Suíça como o Estado brasileiro que mais possui Casas da Mulher no país, durante a 88ª Sessão da Comissão sobre a Eliminação de Todas as

Moraes suspende processos baseado em norma que proíbe a assistolia

Moraes suspende processos baseado em norma que proíbe a assistolia

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou nesta sexta-feira (24) a suspensão de processos judiciais e administrativos baseados na resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina

“A tragédia do Rio Grande e os bichos brasileiros”

“A tragédia do Rio Grande e os bichos brasileiros”

"O velho Eça jamais poderia imaginar que um filhote da Pátria lusitana pudesse gerar gente tão mesquinha, que nem mesmo sob a mais tenebrosa intempérie, é incapaz de irmanar-se na

PF fecha 13 empresas clandestinas de segurança no Ceará

PF fecha 13 empresas clandestinas de segurança no Ceará

A oitava fase da Operação Segurança Legal encerrou as atividades de 13 empresas clandestinas no Ceará, de janeiro até essa quinta-feira (23), que executavam segurança privada sem autorização do órgão.

Enem 2024 – Inscrições começam na segunda-feira

Enem 2024 – Inscrições começam na segunda-feira

O período de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 começa na próxima segunda-feira (27) e segue até 7 de junho. A inscrição é feita através da Página

PubliEditorial Sebrae – Capacitações Gratuitas para se tornar um profissional de destaque com o Sebrae/CE

PubliEditorial Sebrae – Capacitações Gratuitas para se tornar um profissional de destaque com o Sebrae/CE

A educação empresarial proporciona mudanças significativas dentro e fora da organização, pois os benefícios proporcionados por ela não se restringem apenas a questões burocráticas da empresa, mas também desenvolve a