O prefeito do Crato, André Barreto, vai assinar, às 17 horas desta quarta-feira, a ordem de serviço para a reforma do Museu Histórico José de Figueiredo Filho e do Museu Vicente Leite. A iniciativa, segundo ele, “faz parte do resgate e fortalecimento da política de Cultura do município”.
A assinatura da ordem de serviço será realizada diante do prédio histórico no Centro da cidade, que está interditado desde a gestão passada. Os dois museus estão fechados há mais de uma década.
“Finalmente conseguimos sucesso no processo de licitação e esta obra se inicia amanhã”, afirmou o prefeito. “Era prioridade na nossa gestão – em breve vamos entregar essa obra tão reclamada da população”, afirmou.
A sociedade civil do Crato organizou um movimento de reivindicação pela reforma do prédio histórico com manifestações de rua e discursos, liderado pelo Instituto Cultural do Cariri (ICC). A mobilização no ano passado obteve apoio da família de J. de Figueiredo Filho e intelectuais cratenses.
O atual prefeito resgata esta dívida desde o momento da nomeação do seu secretariado, ao entregar a Pasta da Cultura a Fabiana Vieira, ativista do ICC, que tem recebido apoio da Administração para tocar as políticas públicas do setor. Ela é esposa do presidente do Instituto, José Flávio Vieira.
ICC
Em nota do ICC, o presidente do ICC parabeniza prefeito pela ordem de serviço para a fase inicial de reforma dos dois museus e observa que este é um impasse que se arrastava há quase duas décadas. “A Cidade da Cultura começa, novamente, a merecer esta auréola”, finalizou.
O Museu Vicente Leite estava fechado há 17 anos. Já o Museu Histórico J. de Figueiredo Filho nasceu na casa de Figueiredo e está ligado ao ICC. Segundo ele, esta primeira fase da licitação é a reforma do prédio de 1876. A segunda é a Expografia – o que colocar nos espaços. “Museu só interessa de portas abertas”, enfatizou.