Categorias: Cidadania

Creci-CE alerta: “Porteiro não é corretor! Síndico não é corretor!”

Assessora MIrelle com Tibério Benevides (Creci), Luciana Lima (Gestart), e Saulo Venâncio e Diva Firmino (ambos da Assossindicos). Foto: Divulgação

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Ceará acaba de lançar uma campanha de conscientização voltada à sociedade, síndicos, porteiros e zeladores, em parceria com a Assossindicos e Gestart Condomínios.O tema é “Síndico não é corretor. Porteiro não é corretor”. A iniciativa quer alertar a população sobre os riscos de negociar imóveis com pessoas não habilitadas e reforçar o papel do corretor de imóveis como o único profissional legalmente autorizado a intermediar transações imobiliárias.

Segundo o presidente do CRECI-CE, Tibério Benevides, o Conselho tem recebido denúncias de profissionais corretores de imóveis sobre práticas irregulares em condomínios, nas quais síndicos, porteiros, zeladores ou outros funcionários acabam atuando como intermediários em locações e vendas, sem o devido registro profissional.

“Essas pessoas, muitas vezes, não têm má intenção, mas estão exercendo ilegalmente uma atividade que exige qualificação técnica e registro no Conselho e a prática ainda pode ser considerada desvio de função, já que ele deixa de fazer o seu serviço para exercer uma profissão ilegalmente. Isso prejudica a categoria e pode colocar em risco os moradores dos condomínios, pois, esses profissionais que não estão habilitados para serem corretores de imóveis podem acabar facilitando a entrada de alguém que está se passando por cliente apenas para entrar dentro do condomínio e cometer furtos ou roubos”, destaca o presidente, Tibério Benevides.

Ações da campanha

A campanha será divulgada nas redes sociais do Creci Ceará, da Assossindicos e da Gestart Condomínios, com a distribuição de material educativo em Fortaleza para porteiros e zeladores, bem como envio de e-mails para síndicos associados, palestras para corretores de imóveis e síndicos e ações em condomínios de Fortaleza, com o apoio da van do Creci Itinerante.

-A campanha orienta o público a sempre verificar se o corretor responsável pela negociação tem registro ativo no CRECI-CE, o que pode ser feito de forma simples e gratuita no site www.creci-ce.gov.br.

-O Conselho destca que a profissão de corretor de imóveis é regulamentada por lei e por decreto.

Contravenção

“Precisamos cumprir com o nosso papel de síndico, portanto, atuar ilegalmente como corretor de imóveis é uma contravenção penal, não apoiamos essa prática. Cada profissão possui suas competências, o corretor de imóveis possui capacidade técnica para o exercício da intermediação imobiliária, portanto, vamos trabalhar na conscientização da nossa categoria”, explica o presidente da Assossindicos, Saulo Venâncio.

Diva Firmino, vice-presidente da Assossindicos, reforça a importância da campanha que terá várias frentes de atuação. “Vai ser muito positivo para todos para que possamos levar as informações de forma positiva a todos os condôminos também, que muitas vezes, estimulam essa prática”, afirma Diva Firmino.

A Gestart, empresa que administra oitocentos e cinquenta condomínios, alerta que o desvio de função por consequência do exercício ilegal da profissão de corretor de imóveis, gera vários prejuízos ao condomínio. “Porteiros e zeladores são profissionais fundamentais, portanto, precisam se conscientizar sobre o impacto e as consequências dessa prática, que podem trazer inúmeros prejuízos ao condomínio”, alerta Luciana Lima, CEO da Gestart Condomínios.

SERVIÇO

*O CRECI-CE orienta moradores a denunciarem práticas irregulares pelo canal de fiscalização do Conselho:

-Ouvidoria do Conselho – (85) 3231-6744] ou

-Whatsapp (85) 988690730.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais