Créditos de água fortalecem a preservação da Caatinga

Cistenas de placas são fundamentais. Foto: Divulgação

A Associação Caatinga, em parceria com a empresa indiana Kosher Climate, está desenvolvendo uma iniciativa que transforma a água preservada pelas tecnologias sociais de convivência com o semiárido em créditos de água. Esses créditos representam o volume de água que deixa de ser retirado de rios, poços ou do subsolo graças a práticas sustentáveis, como o uso de cisternas de placas, que funcionam como reservatórios de captação da água da chuva.

Cada crédito representa mil litros de água captada de forma sustentável e é certificado pelo Universal Water Registry (UWR), garantindo transparência e legitimidade ao processo. As cisternas, com capacidade para 16 mil litros cada, oferecem segurança hídrica para as famílias, protegem fontes naturais e contribuem para o equilíbrio ambiental da região.

O modelo de créditos de água permite que empresas invistam diretamente na conservação dos recursos hídricos. Ao adquirir créditos, elas financiam a instalação de novas cisternas de placas, a manutenção das existentes e a multiplicação de tecnologias sociais voltadas à convivência com o bioma, promovendo práticas sustentáveis e o uso consciente da água.

Cássia Pascoal, coordenadora de relacionamento comunitário e educação ambiental da Associação Caatinga, explica que essas tecnologias “garantem acesso à água potável, protegem os ecossistemas locais e fortalecem a resiliência das comunidades frente às mudanças climáticas”.

“Essa iniciativa reforça o compromisso da Associação Caatinga com a conservação do bioma, combinando ciência, tecnologia e participação comunitária para preservar água e solo, essenciais à biodiversidade local”, complementa Daniel Fernandes, diretor executivo da Associação Caatinga. “Interessados em adquirir créditos de água podem entrar em contato com a Associação Caatinga ou com a Kosher Climate, contribuindo de forma efetiva para a proteção ambiental e a construção de um futuro sustentável na região”, complementa Daniel.

Mais sobre crédito de água

O crédito de água é um instrumento voluntário de compensação ambiental que funciona de maneira semelhante ao crédito de carbono. Ele permite que empresas e indivíduos interessados em minimizar sua “pegada hídrica”, que pode incluir uso intensivo, desperdício ou contaminação da água, contribuam financeiramente para iniciativas de preservação e recuperação de recursos hídricos.

Na prática, ao adquirir créditos de água, organizações que utilizam o recurso em larga escala, apoiam projetos que promovem conservação, manejo sustentável, revitalização de nascentes, restauração de áreas degradadas e outras ações que ampliam a disponibilidade e qualidade da água. Pessoas físicas e instituições que desejarem apoiar a causa hídrica também podem comprar créditos, fortalecendo iniciativas ambientais de impacto.

O mecanismo tem ganhado relevância por estimular práticas responsáveis, garantir rastreabilidade das ações e ampliar investimentos em projetos voltados para a sustentabilidade dos recursos hídricos, um dos temas ambientais mais urgentes da atualidade.

Sobre a Kosher Climate

A Kosher Climate é uma empresa de consultoria indiana especializada em sustentabilidade e mudanças climáticas, que auxilia empresas a reduzir sua pegada de carbono e alcançar metas de sustentabilidade por meio de projetos de créditos de carbono, créditos de água e outras soluções.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais