“Crônicas e artigos destemidos” – Por Ronaldo Salgado

Ronaldo Salgado é jornalista e professor aposentado da UFC.

Com o título “Crônicas e artigos destemidos”, eis texto do jornalista Ronaldo Salgado abordando o livro “A Palavra sem Medo”, do colaborador deste Blog, Flamínio Araripe, jornalista e escritor. A obra será lançada nesta quinta-feira, às18 horas, na Biblioteca Pública Estadual.

Confira:

Para quem é chegado ao híbrido Jornalismo & Literatura, o lançamento do livro “Jósio de Alencar Araripe – A palavra sem medo”, nesta 5a feira, às 18 horas, na Biblioteca Pública do Estado do Ceará, é uma grande pedida. Organizado, editado e coordenado editorialmente pelo jornalista, escritor e memorialista Flaminio Araripe, o livro mixa memória e homenagem, jornalismo e literatura, afeto e razão civilizatória, política e destemor, cidadania e territorialidades (Expressão Gráfica e Editora, Projeto Gráfico, Editoração, Diagramação, Capa do jornalista, professor e designer gráfico Eduardo Freire, 472 páginas, Fortaleza, 2025).

Jósio de Alencar Araripe, nascido em 22/07/1925, faleceu em 31/08/2004, aos 79 anos. As crônicas e os artigos ora reunidos perfazem um universo de abordagem multidisciplinar: são 77 crônicas agasalhadas nos anos 1970, no Crato (CE), e 45 artigos iluminados no ano de 1991, em Fortaleza. Ambas expressões vivificadas nas ondas do rádio e nas páginas impressas do papel jornal.

Na seara da crônica, destaco abordagens citadinas, políticas, existenciais, mundanas, conscienciais, abordando problemas urbanos, gestões administrativas, devires políticos, sociais, econômicos, culturais, cotidianos, além de aspirações populares, poderes e corrupção, calamidades e crises e aposentadorias, entre outros temas. No campo dos artigos jornalísticos, o foco é na política implodida, perdas e danos causados por disputas eleitorais, cidades interioranas, obras públicas e interesse da população, devastação de floresta, fraudes na vida cotidiana, defesa da natureza etc..

Há depoimentos de familiares, correligionários e admiradores, profissionais da comunicação, da cultura e das artes. Tanto as crônicas quanto os artigos revelam o homem e seu tempo, a palavra sem medo quer das oligarquias, quer da ditadura, o intelectual e seus afetos. Leitura reveladora de um profissional consciencioso e desbravador.

*Ronaldo Salgado

Jornalista e professor aposentado do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará.

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email

Uma resposta

  1. Grande Ronaldo!
    Sempre prazeroso (re)ver este grande mestre em plena atividade.
    Orgulho por ter sido seu aluno em em duas disciplinas e seu orientando.

Mais Notícias