O Dia da Favela, que foi comemorado na última segunda-feira, em todo o País, será lembrado em Fortaleza.
A Central Única das Favelas (CUFA) organizou uma programação especial para este sábado, em sua sede, no Poço da Draga. Das 8 às 17 horas, haverá diversas atividades, incluindo festival de pipas, batalha de rimas, painel de grafite, apresentação de dança (passinhos) e atendimento médico.
“Mais do que uma data no calendário, esse é um momento que criamos para refletir e gerar um novo olhar sobre as favelas e tudo o que elas representam. Esse dia e a Semana da Favela foram estabelecidos para que possamos pensar juntos nos desafios e nas inúmeras soluções que surgem desses territórios”, enfatiza o presidente da Cufa Ceará, Wilton Santos (Piqqueno).
Sobre a CUFA
Presente há mais de 20 anos nas favelas brasileiras, a Central Única das Favelas promove atividades nas áreas de educação, lazer, esportes, cultura e cidadania, utilizando ferramentas como grafite, DJ, break, rap, audiovisual, basquete de rua, literatura, entre outros. Além disso, promove, produz, distribui e veicula a cultura hip hop por meio de publicações, discos, vídeos, programas de rádio, shows, concursos, festivais de música, cinema, oficinas de arte, exposições, debates e seminários, promovendo a integração e inclusão social.
Entre os principais projetos da instituição destacam-se o Hutúz Rap Festival, maior evento de hip-hop da América Latina; a LIBRA, a Liga Internacional de Basquete de Rua; a Taça das Favelas, maior campeonato de futebol entre favelas do mundo; e o projeto Mães da Favela, que fornece atualmente cestas básicas e vale-gás para as chefes de família.
SERVIÇO
*Sede da Cufa no Poço da Draga – Rua Gérson Gradvol,106 – Centro, Fortaleza.