Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

“Cultura e Inteligência Artificial”

Joaquim Cartaxo é o superintendente do Sebrae/CE. Foto: Tapis Rouge

Com o título “Cultura e Inteligência Artificial”, eis artigo de Joaquim Cartaxo. Nele, o superintendente do Sebrae/CE traz reflexão sobre os impactos da Inteligência Artificial na valorização, promoção, preservação e revitalização da memória e da cultura.

Confira:

É fato que a Inteligência Artificial (IA) já está presente na produção do conhecimento e faz parte da vida cotidiana, transformando o dia a dia das pessoas e das organizações. As aplicações alcançam desde a automação industrial às assistentes virtuais disponíveis nos dispositivos móveis.

Dada a sua amplitude, as potencialidades e os riscos da IA demandam especial atenção quanto à memória e à cultura coletivas. Devido à capacidade de lidar com expressivo volume de informações, a IA é um instrumento potente para a valorização da identidade, preservação da história e conservação do conhecimento humano produzido, além de uma ferramenta importante no processo educacional e no envolvimento de jovens.

O uso dessas tecnologias permite experiências envolventes em diferentes culturas e tradições, o que contribui para preservar e revitalizar o interesse das novas gerações pelas manifestações ancestrais.

Por outro lado, essa mesma potência implica algumas ameaças. Uma delas é a possível perda de autenticidade cultural, devido à possibilidade de a digitalização, a reprodução e a interpretação por IA descaracterizarem práticas e tradições, transformando-as em meras curiosidades descontextualizadas.

Corre-se também o risco da IA cometer erros que resultem na compreensão distorcida de contextos importantes das práticas culturais, que muitas vezes possuem significados profundos, difíceis de serem apreendidos por máquinas. Por exemplo, uma falha na transcrição automática prejudica a assimilação de entonações, emoções e conexões que são basilares para a compreensão de tradições orais.

Há, ainda, o perigo da homogeneização ou padronização cultural, provocada por tecnologias de IA. Nesse caso, as culturas dominantes obscurecem as de menor evidência. A assimetria no acesso à tecnologia também compõe o panorama de ameaças oriundas da IA. Comunidades com acesso precário à tecnologia podem ficar marginalizadas, à proporção que a preservação e a disseminação cultural se tornam mais dependentes de instrumentos digitais avançados.

São imensuráveis as perspectivas que a IA oferece para a valorização, promoção, preservação e revitalização da memória e da cultura. Todavia, o seu uso requer cuidados e respeito às coletividades, possuidoras de diversidade e contextos culturais singulares, além de políticas inclusivas e práticas éticas.

*Joaquim Cartaxo

Arquiteto urbanista e superintendente do Sebrae/Ceará.

COMPARTILHE:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias
“Se acaso você chegasse” – Cyro Monteiro

“Se acaso você chegasse” – Cyro Monteiro

https://www.youtube.com/watch?v=6xrMnC4-6_A Homenagem do Blogdoeliomar ao cantor e compositor carioca Cyro Monteiro, que neste sábado deixa 51 anos de saudade.

Trump agradece resposta rápida do Serviço Secreto e promete se manifestar sobre atentado

Trump agradece resposta rápida do Serviço Secreto e promete se manifestar sobre atentado

O candidato a presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prometeu se manifestar sobre o atentado neste sábado (13), durante comício na Pensilvânia. Já o presidente Joe Biden condenou o atentado,

Atirador em comício de Trump teria sido morto, segundo Washington Post

Atirador em comício de Trump teria sido morto, segundo Washington Post

O suposto atirador no comício de Donald Trump, neste sábado (13), na Pensilvânia, teria sido morto por policiais norte-americanos, segundo o Washington Post. O jornal informou ainda que uma pessoa

Comício de Trump é interrompido por barulhos de tiros e candidato é retirado com manchas vermelhas no rosto

Comício de Trump é interrompido por barulhos de tiros e candidato é retirado com manchas vermelhas no rosto

Um comício de Donald Trump, na cidade de Butler, na Pensilvânia, neste sábado (13), foi interrompidos pelo barulho de tiros. O candidato foi cercado e protegido por seguranças e mostrou

Inscrição para concurso da Justiça Eleitoral termina na próxima quinta

Inscrição para concurso da Justiça Eleitoral termina na próxima quinta

As inscrições para o concurso unificado da Justiça Eleitoral terminam na próxima quinta-feira (18), às 18h, no horário oficial de Brasília. Ao todo, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e 26

Atlético Cearense perde para América/RN em jogo de três pênaltis e deixa o G4 na Série D

Atlético Cearense perde para América/RN em jogo de três pênaltis e deixa o G4 na Série D

Em um jogo de três pênaltis, na tarde deste sábado (13), no estádio Domingão, o Atlético Cearense perdeu para o América/RN, por 2 a 1, o deixou o G4 do