O reitor da Universidade Federal do Ceará, Custódio Almeida, recebeu na noite desta segunda-feira (19) o título de Cidadão de Fortaleza, em sessão solene no plenário da Câmara Municipal. O requerimento foi do vereador Júlio Brizzi (PDT).
“A Casa do Povo o reconhece oficialmente como cidadão de Fortaleza, por mérito, pela sua história, pela trajetória e por todo o bem que fez ao nosso povo durante a sua estadia até aqui, que com certeza fará muito mais agora como reitor da UFC”, justificou Brizzi.
A solenidade foi prestigiada pelo assessor especial para Assuntos Municipais, Artur Bruno; da secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Sandra Monteiro; da vice-reitora da Universidade Federal do Ceará, Diana Azevedo; do ex-reitor da UFC, professor René Barreira; do presidente do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC), professora Irenísia Oliveira; e representando o Diretório Central dos Estudantes, Marina Lopes.
Custódio Almeida nasceu na cidade de São Bernardo, no Maranhão, mas viveu praticamente toda sua vida na Capital cearense.
Perfil
Custódio é graduado em Computação pela UFC (1988) e em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará – 1991. Possui mestrado em Sociologia pela UFC (1992) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000). Assumiu vários cargos de gestão administrativa na UFC: chefe do Departamento de Ciências Sociais e Filosofia (1995-1996), coordenador do Curso de Graduação em Filosofia (2000-2003), coordenador de Área da Pró-Reitoria de Graduação (2003-2007), diretor do Instituto de Cultura e Arte – ICA (2008-2011), pró-reitor de Graduação (2007-2015).
Entre 2013 e 2015, o docente atuou como presidente do Colégio de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Federais da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – Andifes. Foi vice-Reitor da UFC, de agosto de 2015 a agosto de 2019.