“Com a margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos, o candidato do PT poderia estar à frente da corrida eleitoral, com 48% a 44%”, aponta o jornalista Nicolau Araújo.
Confira:
De duas, uma: ou o Instituto Datafolha localizou um fenômeno ainda imperceptível em Fortaleza para sugerir um avanço de até 13.67% de Evandro Leitão, em apenas quatro dias, dentro da margem de erro, ou a metodologia da pesquisa precisa ser reavaliada.
Na noite desta quinta-feira, 10, sem o reinício do horário eleitoral, tampouco a retomada dos debates na televisão, o Datafolha apresentou a sua primeira pesquisa no segundo turno, com André Fernandes (PL) despontando com 47% das intenções de voto e Evandro Leitão (PT) com 45%.
Com a margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos, o candidato do PT poderia estar à frente da corrida eleitoral, com 48% a 44%. Tudo isso, em apenas quatro dias.
Os índices apresentados pelo Datafolha coincidiriam com a votação de Evandro Leitão, no primeiro turno, acrescentada de forma integral aos números de Técio Nunes (Psol), George Lima (SD), Chico Malta (PCB) e Zé Batista (PSTU), todos partidos de esquerda, além da votação total de Sarto (PDT), partido de centro-esquerda, até pouco tempo com o mesmo projeto político. Evandro, assim, totalizaria 44.4% dos votos, 45% na pesquisa desta noite.
Já o índice de André Fernandes coincidiria com a sua votação total, no primeiro turno, acrescentada de forma integral ao número de Eduardo Girão (Novo), partido de direita, além da votação de Capitão Wagner (UB), partido de centro-direita. André totalizaria 49.4%, 47% na pesquisa, quando cederia 2% para indecisos e 0.4%, ainda dentro da margem de erro.
Apesar de não ter preservado, pelo menos, os 323.828 votos de Sarto e Capitão Wagner, na condição de indecisos (23.15%), o Datafolha preservou integralmente os votos brancos e nulos: 6.4% no primeiro turno e 6% na pesquisa desta noite.
Ao atropelar a condição de Capitão Wagner e Sarto como lideranças partidárias, além de Roberto Cláudio e Ciro Gomes, ambos pedetistas, a pesquisa sugeriu ainda que todo o eleitorado do União Brasil e do PDT se decidiu no tempo recorde de quatro dias, a mais de duas semanas para a votação.
E para quem acha que os fenômenos imperceptíveis em Fortaleza não podem proliferar ainda mais, é só acessar o site do Superior Tribunal de Justiça (TSE) no “consultas às pesquisas” e oppnus (abrir, do latim para o português) …
Nicolau Araújo é jornalista pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Marketing Político e com passagens pelo O POVO, DN e O Globo, além de assessorias no Senado, Governo do Estado, Prefeitura de Fortaleza, coordenador na Prefeitura de Maracanaú, coordenador na Câmara Municipal de Fortaleza e consultorias parlamentares. Também acumula títulos no xadrez estudantil, universitário e estadual de Rápido
Ver comentários (2)
Parece que nem todo jornalista é alienado ou comprado.
Acredito que o Povo cearense de Fortaleza, já entendeu o risco que poderíamos correr com a não eleição do Evandro Leitão. Homem íntegro, honesto, com um passado limpo, e nada que impeça de ser a pessoa certa no lugar certo e o principal contará com o apoio do Governo Estadual, Federal. Vamos livrar nossa cidade do Perigo do risco de eleger um protegido e filhote de Bolsonaro!