A primeira pesquisa Datafolha voltada às eleições em Fortaleza foi divulgada na tarde desta quinta-feira (27), pelo Grupo O POVO de Comunicação. De acordo com os números, o projeto de reeleição do prefeito Sarto (PDT) se encontra comprometido, diante de um empate técnico do gestor da capital cearense com outras três pré-candidaturas. Assim como nas pesquisas de outros institutos, Capitão Wagner (União Brasil) aparece na liderança, com 33% das intenções de voto, mas sem conseguir sinalizar algum crescimento no recall de cinco eleições seguidas, nos últimos 10 anos, ou mesmo a manutenção do índice que o garantiria no eventual segundo turno ao Paço Municipal.
Segundo os números da pesquisa, Capitão Wagner é seguido por Sarto (PDT): 16%; André Fernandes (PL): 12%; Evandro Leitão (PT): 9%; Célio Studart (PSD): 8%; e Eduardo Girão (Novo): 5%. Haroldo Neto (UP) e Técio Nunes (Psol) não chegaram a pontuar 1%, enquanto Branco/Nulo somou 12% e o critério Não Sabe alcançou 4%. De acordo ainda com o Datafolha, a pré-candidatura de Zé Batista (PSTU) não entrou na pesquisa porque somente teria sido anunciada quando os questionários já estariam em curso.
O Datafolha ouviu 644 eleitores de Fortaleza, de forma presencial, entre a segunda-feira (24) e essa quarta-feira (26), com margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com número CE-01909/2024.
Célio fora da disputa
O Datafolha trouxe ainda o cenário sem a presença da pré-candidatura de Célio Studart, pois o PSD já sinalizou para um apoio à pré-candidatura de Evandro Leitão.
No novo cenário, Capitão Wagner aparece com 32% das intenções de voto, seguido por Sarto (19%), André Fernandes (14%), Evandro Leitão (8%), Eduardo Girão (7%), Técio Nunes (1%) e Haroldo Neto (1%). Branco/nulo soma 14% e Não Sabe, 4%.
André e Evandro
O Blogdoeliomar ouviu analistas políticos, que apontam um possível cenário nacional em Fortaleza, diante do que foi a eleição Lula x Bolsonaro, em 2022. De acordo com os analistas, sem uma renovação do discurso, por parte de Capitão Wagner, e com o desgaste do prefeito Sarto com a Taxa do Lixo e com o maior percentual de aumento na passagem de ônibus no país, sem que a população perceba qualquer benefício ou melhora na política dos resíduos sólidos e do transporte público, as duas pré-candidaturas tendem a minguar no decorrer do período de campanha eleitoral. André Fernandes e Evandro Leitão contabilizariam a perda dos índices de Wagner e Sarto.
Ver comentários (1)
Não é possível, esqueceram que o Wagner Comandou a Greve dos Policiais e a Cidade focou entregue ao ao Terror?