A Defensoria Pública do Estado do Ceará, por meio de sua assessoria de imprensa, está alertando a população sobre a atuação de golpistas que se passam por integrantes da instituição (usando por vezes nomes de defensores públicos ou colaboradores da instituição) para lesar os assitidos, em contato por telefone, WhatsApp ou e-mail. Eles solicitm pagamentos via pix ou fingem taxas, sob a falsa promessa de liberação de valores, indenizações ou até sentenças.
A DPCE deixa claro que oferece atendimento totalmente gratuito, incluindo todas as etapas do acompanhamento processual das pessoas assistidas sem nenhuma cobrança de pagamentos por orientações, acompanhamento jurídico ou atuação em processos.
Segundo a defensora pública geral, Sâmia Farias — que também ocupa o cargo de secretária adjunta do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege) —, esses golpes têm se espalhado por diversas cidades e estados brasileiros.
“Esses golpes já ocorreram em várias regiões do estado e são uma preocupação constante entre os defensores públicos de todo o país. Saber que há pessoas mal-intencionadas explorando a vulnerabilidade de quem mais precisa é desolador”, afirmou.
Fique atento!
A orientação principal da Defensoria é que as pessoas sempre utilizem os canais oficiais da instituição, compareçam pessoalmente às sedes de atendimento, busquem a vara onde tramita o processo e desconfiem de qualquer solicitação de pagamento.
DETALHE – A Defensoria Pública orienta que as vítimas desses golpes registrem Boetim de Ocorrência o quanto antes na delegacia mais próxima.