Defensoria Pública vai reabrir serviço de mediação comunitária no bairro João XXIII

Fachada do Núcleo da Defensoria Pública de João XXIII. Foto: Divulgação

Nesta terça-feira, a partir das 9 horas, a Defensoria Pública do Ceará vai reabrir o serviço de mediação comunitária no bairro João XXIII, em Fortaleza.

Haverá um ato na ocasião com a presença da defensora-pública geral Sâmia Farias e uma homenagem a Francisco José Ribeiro Rocha (in memorian), criador das audiências.

O serviço funcionou de 2004 até 2019, quando iniciou-se uma ampla reforma e ampliação do prédio.

Passada a pandemia de coronavírus, finalizadas as obras e concluído o processo seletivo dos novos integrantes, as atuações serão retomadas agora com cinco mediadores comunitários acolhendo as demandas de segunda a sexta-feira.

A expectativa é de que sejam realizadas 50 sessões por semana, com destaque para casos que envolvam direitos de vizinhança – hoje não atendidos – e de família (que o núcleo já recebe), e possibilidade de ampliação a médio prazo para 70 audiências.

“A mediação comunitária é a própria comunidade resolvendo seus conflitos, com o suporte da Defensoria. Não é necessário que os mediadores tenham formação jurídica, mas sim um profundo conhecimento da realidade local e sensibilidade para pacificar”, explica o supervisor do núcleo, defensor Régis Coe Girão.

Mediadores

Dos cinco novos mediadores, três têm formação em Direito e dois são estudantes universitários de Serviço Social, o que deve qualificar ainda mais a atuação da equipe em prol da resolução de conflitos.

SERVIÇO

*Núcleo de Mediação do Bairro JãoXXXIII – Rua Júlio Braga, nº 1.281

*Funcionamento: das 8 horas às 12 horas e das 13h às 16 horas (distribuição de senhas até 15 horas)

*Telefones: (85) 3194.5090 e 9.8889.2140 (WhatsApp).

*Atendimento ao Cidadão – ligue 129.

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Mais Notícias