“Delírio eleitoral” – Por Acrísio Sena, em resposta ao sociólogo João Arruda

Acrísio Sena é deputado do PT. Foto: Alece

Com o título “Delírio Eleitoral”, eis artigo do deputado estadual Acrísio Sena (PT), numa reação ao artigo do sociólogo João Arruda, professor aposentado da UFC,que saiu publicado nessa quinta-feira neste Blogdoeliomar.

Confira:

O sociólogo João Arruda, professor aposentado, publicou neste prestigiado Blog do Eliomar um artigo em que tenta definir com matizes febris uma possível disputa eleitoral agora, em 2026, entre o atual governador, companheiro Elmano de Freitas, que buscará sua reeleição, e o ex-ministro Ciro Gomes, este ainda no PDT, mas já de malas prontas para o desembarque em mais um partido político que o receba.

Eufórico, o professor delineia a hipótese como uma disputa entre dois campos. Nela, Ciro Gomes estaria representando as bandeiras do “progresso” e Elmano, as forças do “atraso”. O critério é inexistente e surpreende, quando se sabe, e a notícia está por toda parte, que Ciro contaria em sua nova aventura com o apoio já declarado daqueles que no Ceará representam o ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado por tentativa de golpe de Estado e sem mais direito a recurso, cujo governo foi emblema de tudo que opõe ao sentido de “progresso” e deixou como trágico legado a responsabilidade por centenas de milhares de brasileiros que morreram por sua condução desastrosa diante da epidemia.

Mas, com ou sem razão, o professor se mostra otimista quando recorre a uma pesquisa de opinião recentemente divulgada para definir como “catastrófico” para o atual governador a simulação em que aparece em condição de empate técnico (42% x 43%) com o provável adversário. Ora, como poderia haver catástrofe para alguém que, como Elmano, cumpre ainda seu primeiro mandato executivo e surge em igual condição de reconhecimento popular contra uma liderança política que foi prefeito, governador, ministro e já disputou três eleições presidenciais? É uma tese delirante.

Como alguém já disse, temos todos direito às nossas versões, mas não aos nossos próprios fatos e é preciso que o professor aceite melhor os termos da realidade quando, por exemplo, qualifica como “marasmo” (isto é, estagnação e inércia) um período de gestão como este, de Elmano no governo, em que o Ceará tem obtido índices de crescimento econômico, inclusive no setor industrial, maiores do que a média nacional e àquela verificada na região Nordeste.

Sete em cada dez cearenses aprovam o trabalho de Elmano, dizem igualmente as pesquisas, e esse reconhecimento se estende aos esforços governamentais em todas as áreas, inclusive à Segurança. É com sentimento de gratidão ao povo do Ceará, mas também com a humildade de quem sabe os muitos desafios que ainda temos pela frente, que nosso governador nos lidera em busca de dias melhores para o povo do Ceará.

A resposta do Ceará que não para tem sido esta: trabalho, resultados.

*Acrísio Sena

Deputado estadual do PT.

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias