Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

“Dentadura e Pipocracia”

Totonho Laprovítera é arquiteto e escritor. Foto: Reprodução

Com o título “Dentadura e Pipocracia”, eis mais um conto de Totonho Laprovítera, arquiteto, escritor e artista plástico.

Confira:

“Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho para sempre.”
(Rubem Alves)

Lembro da cena de um filme em que o personagem interpretado por Lima Duarte, deitado, esticava o braço para alcançar uma rapadura pendurada no ripado do telhado, apó s sacar sua dentadura postiça da boca para roer. Mas afinal, o que tem a ver dentadura com democracia?

Para começar, por incrı́vel que pareça, os medı́ocres têm conseguido dominar os inteligentes por meio de manipulação psicológica, aproveitando-se de suas inseguranças e minando sua autoconfiança. Isso inclui estratégias como ridicularização, minimização de conquistas e intimidação. A formação de pactos
fortalece seu controle, fazendo uso de pressão social e segregação. Essa dominação ocorre devido à falta de assertividade e tolerância excessiva dos inteligentes.

Passando para o terreiro da polı́tica, a sabedoria tem sido tratada com astúcia e a inteligência com arrogância. Aqueles que se consideram “sabidos” buscam manejar situações em benefı́cio próprio, subestimando a todos. No entanto, a verdadeira inteligência polı́tica compreende e respeita as perspectivas e habilidades dos envolvidos, construindo relações baseadas na confiança e cooperação mú tua.

Segundo Toim da Meruoca, “o fenômeno das dentaduras disfarçadas contamina e ameaça a saúde bucal da verdadeira pipocracia – fenômeno dinâmico e inesperado, reconhecido pela emergência espontânea de movimentos sociais e polı́ticos na caça de mudanças no sistema democrático”.

E continua: “Com a desculpa de proteger os valores pipocráticos, no hálito de dentifrı́cios duvidosos, o bafo do poder tira a liberdade de expressão e esculhamba as legı́timas obturações. Esta combinação cı́nica da linguagem para defender a tirania arenga as bandeiras democráticas e trai os principais direitos humanos.

As sociedades devem ficar vigilantes contra esse desvio do poder, defendendo os sisos e molares da verdadeira dentı́stica e resistindo a qualquer tentativa de mastigação por parte dos cariados autocratas com jaleco de pipocrata.”

Pois é, essa história de dentadura em nome da pipocracia é para deixar qualquer banguela de boca aberta e queixo caı́do. Mas, assim como o milho que estoura na panela, essa forma de democracia aparece de forma explosiva, muitas vezes como resposta a eventos ou situações que desaniam os valores democráticos.

E o que dizer de Toim da Meruoca? Os pensamentos desse andarilho sertanejo, retirante, são como um cacimbão de sabedoria. Suas reflexões poéticas e filosóficas nos ensina que a verdadeira riqueza da vida está na simplicidade. Toim nos aponta a importância da contemplação e da gratidão pelo milagre da existência.

*Totonho Laprovítera

Arquiteto, escritor e artista plástico.

COMPARTILHE:
Mais Notícias
Floresta quer repetir feito do Iguatu no Rei Pelé, diante do CSA, e deixar zona de rebaixamento na Série C

Floresta quer repetir feito do Iguatu no Rei Pelé, diante do CSA, e deixar zona de rebaixamento na Série C

Após um desastroso início de temporada na Série C do Campeonato Brasileiro, quando não conseguiu vencer nas nove primeiras rodadas e amargou o vexame de um 5 a 0, em

“Mais um policial morto… e daí?”

“Mais um policial morto… e daí?”

"Hoje tenho plena convicção que estava errado quando achava que policial era herói. Apesar do altruísmo das nossas ações, não temos o reconhecimento da maioria da população", aponta o coronel

Ceará tem 65% da frota de veículos acima de 10 anos em circulação

Ceará tem 65% da frota de veículos acima de 10 anos em circulação

Cerca de 2,5 milhões de veículos automotores circulam no Ceará, há mais de 10 anos. A quantidade representa cerca de 65% da frota no Estado, segundo levantamento do Departamento Estadual

Ministra das Mulheres acompanha caso de aborto legal negado pela Justiça em Goiás

Ministra das Mulheres acompanha caso de aborto legal negado pela Justiça em Goiás

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, disse nesse sábado (13), em uma rede social, que a pasta acompanha o caso da desembargadora e da juíza que negaram o aborto legal

Marqueteiro de Milei vê potencial de direita em Fortaleza e chega para campanha de André Fernandes

Marqueteiro de Milei vê potencial de direita em Fortaleza e chega para campanha de André Fernandes

O pré-candidato a prefeito de Fortaleza, André Fernandes, acertou nesse sábado (13) a parceria com o marqueteiro Pablo Nobel, que estará à frente da campanha do PL ao Paço Municipal, assim que Fernandes tiver sua candidatura homologada na convenção partidária.

Ministério recomenda atenção para casos de febre Oropouche no país

Ministério recomenda atenção para casos de febre Oropouche no país

Uma recomendação aos estados e os municípios para que intensifiquem a vigilância em saúde para a possibilidade de transmissão vertical do vírus Oropouche foi emitida nesta semana pelo Ministério da Saúde