Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

“Dentadura e Pipocracia”

Totonho Laprovítera é arquiteto e escritor. Foto: Reprodução

“Por incrível que pareça, os medíocres têm conseguido dominar os inteligentes por meio de manipulação psicológica”, aponta p arquiteto e escritor Totonho Laprovítera. Confira:

“Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho para sempre.” (Rubem Alves)

Lembro da cena de um filme em que o personagem interpretado por Lima Duarte, deitado, esticava o braço para alcançar uma rapadura pendurada no ripado do telhado, após sacar sua dentadura postiça da boca para roer. Mas afinal, o que tem a ver dentadura com democracia?

Para começar, por incrível que pareça, os medíocres têm conseguido dominar os inteligentes por meio de manipulação psicológica, aproveitando-se de suas inseguranças e minando sua autoconfiança. Isso inclui estratégias como ridicularização, minimização de conquistas e intimidação. A formação de pactos fortalece seu controle, fazendo uso de pressão social e segregação. Essa dominação ocorre devido à falta de assertividade e tolerância excessiva dos inteligentes.

Passando para o terreiro da política, a sabedoria tem sido tratada com astucia e a inteligência com arrogância. Aqueles que se consideram “sabidos” buscam manejar situações em benefício próprio, subestimando a todos. No entanto, a verdadeira inteligência política compreende e respeita as perspectivas e habilidades dos envolvidos, construindo relações baseadas na confiança e cooperação mútua.

Segundo Toim da Meruoca, “o fenômeno das dentaduras disfarçadas contamina e ameaça a saú de bucal da verdadeira pipocracia – fenômeno dinâmico e inesperado, reconhecido pela emergência espontânea de movimentos sociais e políticos na caça de mudanças no sistema democrático”.

E continua: “Com a desculpa de proteger os valores pipocráticos, no hálito de dentifrícios duvidosos, o bafo do poder tira a liberdade de expressão e esculhamba as legítimas obturações. Esta combinação cínica da linguagem para defender a tirania arenga as bandeiras democráticas e trai os principais direitos humanos. As sociedades devem ficar vigilantes contra esse desvio do poder, defendendo os sisos e molares da verdadeira dentística e resistindo a qualquer tentativa de mastigação por parte dos cariados autocratas com jaleco de pipocrata.”

Pois é, essa história de dentadura em nome da pipocracia é para deixar qualquer banguela de boca aberta e queixo caído. Mas, assim como o milho que estoura na panela, essa forma de democracia aparece de forma explosiva, muitas vezes como resposta a eventos ou situações que desafiam os valores democráticos.

E o que dizer de Toim da Meruoca? Os pensamentos desse andarilho sertanejo, retirante, são como um cacimbã o de sabedoria. Suas reflexões poéticas e filosóficas nos ensina que a verdadeira riqueza da vida está́ na simplicidade. Toim nos aponta a importância da contemplação e da gratidão pelo milagre da existência.

Totonho Laprovítera é arquiteto, escritor e artista plástico

COMPARTILHE:
Mais Notícias
CNJ afasta desembargador que falou em mulheres loucas atrás de homens

CNJ afasta desembargador que falou em mulheres loucas atrás de homens

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou nesta quarta-feira (17) o afastamento do desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) Luís Cesar de Paula Espíndola. A medida foi tomada

Servidores do INSS em greve no Ceará pedem apoio à população

Servidores do INSS em greve no Ceará pedem apoio à população

Servidores do INSS que entraram em greve no Ceará, nesta terça-feira (16), pedem apoio à sociedade, especialmente às pessoas que buscam algum serviço e conhecem as dificuldades para a liberação

Governo estende prazo para adaptação a regras do teletrabalho

Governo estende prazo para adaptação a regras do teletrabalho

Órgãos e entidades da Administração Pública Federal terão mais 90 dias para se adequar às novas regras do Programa de Gestão e Desempenho (PGD). Instrução Normativa publicada nesta quarta-feira (17)

Fortaleza x Vitória – É matar ou morrer para as duas equipes, mas com interesses diferentes

Fortaleza x Vitória – É matar ou morrer para as duas equipes, mas com interesses diferentes

Para o Fortaleza, somente a vitória interessa para, enfim, ingressar no grupo da Libertadores. Para o Vitória da Bahia, somente os três pontos interessam para sair da porta da zona

Anvisa aprova projeto de implementação de bula digital para medicamentos

Anvisa aprova projeto de implementação de bula digital para medicamentos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um projeto-piloto que garante a implantação de bula digital nos medicamentos e que poderá ser acessada pela leitura, nas embalagens, de um

E o motorista, quem responde pela vida do trabalhador?

E o motorista, quem responde pela vida do trabalhador?

"Professora relata sequestro em veículo de aplicativo no Rio de Janeiro", aponta a jornalista e professora Sara York. Confira: A professora Ana Cláudia de Souza, da Universidade Federal de Santa