Deputada propõe criar o Dia Estadual do “Cuidar de Quem Cuida”, voltado às mães atípicas

Larissa Gaspar é deputada estadual pelo PT. Foto: Alece

Tramita, na Assembleia Legislativa, o projeto de lei Nº 482/2025, de autoria da deputada estadual Larissa Gaspar (PT), instituindo o Dia Estadual do “Cuidar de Quem Cuida”, voltado às mães atípicas, a ser celebrado anualmente no dia 2 de abril, data que também marca o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

A ordem é dar visibilidade, acolhimento e reconhecimento às mães de pessoas com deficiência, transtornos do neurodesenvolvimento ou outras condições que demandam cuidado contínuo.

“Ser mãe atípica é viver uma rotina de amor e entrega, mas também de sobrecarga, invisibilidade e desafios imensos. Precisamos reconhecer e cuidar de quem cuida todos os dias, quase sempre em silêncio”, explica Larissa.

A iniciativa foi inspirada na Lei Municipal nº 731/2025, de autoria da vereadora Priscila Jucá, do município de Choró/CE, que já realiza ação semelhante. A proposta estadual visa ampliar o alcance dessa política pública, beneficiando mães em todo o território cearense.

Além da criação da data, o projeto prevê a realização do evento “Cuidar de Quem Cuida”, um espaço de acolhimento, bem-estar e informação voltado às mães atípicas. A ação poderá incluir palestras, rodas de conversa, atendimentos de saúde, orientações jurídicas e sociais, além de atividades de autocuidado e troca de experiências.

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias