Categorias: Política

Deputada quer a criação de cemitério com crematório para os pets

Jô Farias diz que é questão de saúde pública. Foto: ALCE

A deputada estadual Jô Farias (PT) apresentou um projeto de indicação (681/2023) que propõe a criação do cemitério e crematório de animais domésticos ou domesticados no Estado do Ceará.

O cemitério para animais será instalado na região da Grande Fortaleza. O projeto também prevê que o Governo do Estado poderá criar, gradualmente, cemitérios e crematórios públicos regionais”, explicou a parlamentar.

Um dos pré-requisitos para utilizar o serviço de crematório é que o tutor do animal falecido comprove situação de hipossuficiência econômica.

O Poder Público poderá utilizar o equipamento para o descarte de cadáveres de animais abandonados.

IBGE

Dados do IBGE revelam que o Brasil possui a segunda maior população de cães, aves e gatos em todo o mundo. É, também, o terceiro maior País em população total de animais de estimação.

Além do sofrimento da perda de um animal de estimação, a morte, segundo a deputada Jô Farias, gera muitas dúvidas quanto à destinação do corpo, resultando, muitas vezes, em um descarte incorreto e gerando risco de contaminação do solo.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais