Um projeto de lei quer incluir o“Pratinho”, uma das iguarias mais queridas e tradicionais da gastronomia popular cearense, no Calendário Oficial de Eventos do Estado. A deputada estadual Marta Gonçalves é autora do projeto de lei 557/25, em tramitação na Assembleia Legislativa.
Essa iniciativa da deputada complementa um passo histórico dado recentemente pelo Governo do Estado: a sanção da Lei N.° 19.363, de 4 de julho de 2025, que reconhece o “Pratinho” como de Relevante Interesse Cultural do Estado do Ceará.
“Pratinho não é apenas um prato; é uma tradição que une famílias e movimenta a economia dos pequenos produtores. Com a Lei 19.363, já garantimos o reconhecimento do seu valor cultural. Agora, com o Projeto 557/25, queremos assegurar que o festival que celebra essa iguaria tenha o suporte necessário do Estado para crescer, gerando renda e promovendo o turismo cultural em todas as nossas regiões” afirma a deputada Marta Gonçalves.
O festival, que já caminha para sua terceira edição com grande sucesso de público, tem como objetivo principal celebrar a identidade alimentar do povo cearense, fortalecer o empreendedorismo gastronômico e movimentar a economia criativa local. A proposta prevê que o evento ocorra anualmente durante a segunda quinzena de julho.
O projeto propõe que o Poder Público, através de secretarias como Cultura, Turismo e Agricultura Familiar, ofereça apoio técnico e institucional para a expansão do festival, permitindo que a valorização do pratinho alcance cada vez mais cearenses e turistas, consolidando ainda mais o orgulho da culinária regional.