“Deputado Salmito qualifica o debate parlamentar” – Por Barros Alves

Barros Alves é jornalista e poeta

“Pela palavra, Salmito é capaz de liderar e inspirar os outros; com autoridade, com credibilidade, com argumentos lógicos e bem estruturados”, aponta o jornalista e poeta Barros Alves

Confira:

“O estilo é o homem” é um axioma atribuído ao escritor e crítico literário francês, Georges-Louis Leclerc, Conde de Buffon. Sugere que o estilo de uma pessoa é um reflexo de sua personalidade, caráter e individualidade. Cada pessoa tem um estilo único que a distingue das outras e por intermédio do qual comunica ideias, emoções e valores.

Na Assembleia Legislativa do Ceará, composta por quarenta e seis parlamentares, sendo nove mulheres, temos poucos bons oradores, que cavalgam os mais diversos estilos. Segundo a medida do meu entendimento, entre as deputadas assomam na tribuna com desenvoltura, as deputadas Dra. Silvana, líder da bancada do Partido Liberal-PL; e a petista Larissa Gaspar, atualmente com assento na Mesa Diretora. Dois estilos aguerridos, porém ideologicamente opostos. Entre, os deputados o número se avulta, mas em razão da proporcionalidade. Destaco como bons oradores, o veterano e experiente tribuno Heitor Férrer (União Brasil), o atual Primeiro Secretário da Casa, De Assis Diniz, doutorado nos embates sindicais; Felipe Mota, terceiro secretário, deputado de primeiro mandato, igualmente Sargento Reginauro, ambos oradores eloquentes e perspicazes. Lembro ainda o nome do deputado Renato Roseno, palavra fluente, argumento seguro, sempre preparado parabo debate sobre os mais variados temas.

Por último, last but no least, cito o deputado Salmito Filho que vem de experiência na Câmara Municipal e por agora no Parlamento do Estado depois de breve passagem pelo Executivo. Indiscutivelmente ele tem contribuído para qualificar o debate parlamentar, demonstrando ser tribuno de elevado nível intelectual, que sabe expor ideias com eloquência desvestida de arroubos vocabulares, ensejando, em razão da boa didática expositiva, rápida compreensão do tema por parte do auditório. Com efeito, Salmito Filho se alteia entre os oradores parlamentares da Assembleia Legislativa, porque possui certas características que o fazem eficaz no exercício comunicacional, a persuadir e convencer. Assiste-lhe, destarte, todas as características do bom orador, a começar pelo equilíbrio vocabular, quando faz questão de deixar claro o respeito pelas opiniões que lhes são contrárias.

Blog do Eliomar
Salmito é deputado estadual pelo PSB. Foto: Junior Pio/Alece

Conhecedor dos assuntos que aborda, certamente por tê-los pesquisado e estudado, se expressa de forma clara e concisa, desfiando argumentos capazes de fazer com que o ouvinte com ele se conecte, sobretudo quando expressa sentimento solidário em relação às necessidades e preocupações daqueles que o ouvem.

Pela palavra, Salmito é capaz de liderar e inspirar os outros; com autoridade, com credibilidade, com argumentos lógicos e bem estruturados.

Não é fácil ser um bom orador quando se fala de improviso. Para tanto, não basta só o estudo da matéria abordada. Há que ter o orador talento, engenho e arte. Salmito Filho foi bem aquinhoado com esses dons e qualidades. Sua fala, ainda que nela haja aspectos dos quais se discorde, qualifica o Plenário da Assembleia Legislativa do Ceará.

Barros Alves é jornalista e poeta

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias