O deputado estadual Renato Roseno (PSOL) denuncia: a Chapada do Araripe, que abrange territórios do Ceará, Pernambuco e Piauí, está sob ameaça. Segundo ele, o agronegócio “predador” está devastando o local tido como “oásis” no meio do sertão.
Renato cita o Relatório Anual de Desmatamento (RAD 2024) do MapBiomas, informando que a Área de Proteção Ambiental (APA) da Chapada do Araripe registrou 5.965 hectares desmatados. Tornou-se assim a terceira unidade de conservação mais desmatada do país, em 2024.
“Os dados do ano passado ainda não foram contabilizados, mas matérias na imprensa já indicam aquisição de aproximadamente 30 mil hectares para o agronegócio, podendo chegar a 100 mil. E tudo isso com apoio do Governo do Estado e dos seus órgãos de fiscalização”, lamenta o parlamentar do PSOL, sigla que integra a base governista na Assembleia Legislativa.
“A quem interessa esse “desenvolvimento”? Interessa ao povo do Cariri? De onde virá a água? Quais serão os impactos causados pelo despejo indiscriminado de agrotóxicos?”, indaga Roseno, apregoando a união da sociedade para “salvar a Chapada do Araripe”.
DETALHE – Renato Roseno é do PSOL, que tem cargos na gestão do governadoir Elmano de Freitas como a Secretaria da Juventude – por sinal, devagar, quase parada. Mas ele diz ser “independente”.