Categorias: Política

Deputado governista denuncia avanço do desmatamento na Chapada do Araripe; ele lamenta omissão oficial

Renato Roseno é deputado estadual pelo PSOL. Foto; Alece

O deputado estadual Renato Roseno (PSOL) denuncia: a Chapada do Araripe, que abrange territórios do Ceará, Pernambuco e Piauí, está sob ameaça. Segundo ele, o agronegócio “predador” está devastando o local tido como “oásis” no meio do sertão.

Renato cita o Relatório Anual de Desmatamento (RAD 2024) do MapBiomas, informando que a Área de Proteção Ambiental (APA) da Chapada do Araripe registrou 5.965 hectares desmatados. Tornou-se assim a terceira unidade de conservação mais desmatada do país, em 2024.

“Os dados do ano passado ainda não foram contabilizados, mas matérias na imprensa já indicam aquisição de aproximadamente 30 mil hectares para o agronegócio, podendo chegar a 100 mil. E tudo isso com apoio do Governo do Estado e dos seus órgãos de fiscalização”, lamenta o parlamentar do PSOL, sigla que integra a base governista na Assembleia Legislativa.

“A quem interessa esse “desenvolvimento”? Interessa ao povo do Cariri? De onde virá a água? Quais serão os impactos causados pelo despejo indiscriminado de agrotóxicos?”, indaga Roseno, apregoando a união da sociedade para “salvar a Chapada do Araripe”.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais