Categorias: Política

Desempenho do Brasil em avaliação de alfabetização é tema de debate na Câmara

Camilo Santana éo ministro da Educação. Foto:- MEC

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realiza nesta terça-feira (13) uma audiência pública para discutir os desafios da alfabetização no Brasil. O debate atende a pedido do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) e vai ser realizado a partir das 16 horas, no plenário 14.

Para o deputado, a alfabetização da população brasileira é um grande problema.  “Dados publicados pelo Pirls (sigla em inglês para Progress in International Reading Literacy Study), demonstrou que o Brasil ficou à frente de apenas quatro países em uma avaliação internacional de alfabetização aplicada em 2021 a estudantes de 65 países e regiões”, disse Ferreira.

A avaliação foi realizada pela IEA (International Association for the Evaluation of Educational Achievement), uma cooperativa de instituições de pesquisa, órgãos governamentais e especialistas dedicados à realização de estudos e pesquisas educacionais.

Comparação

Na avaliação, os alunos brasileiros obtiveram uma média de 419 pontos. Esse desempenho fica acima apenas de Jordânia, Egito, Marrocos e África do Sul, este último com uma média de 288 pontos.

Países como Azerbaijão e Uzbequistão conseguiram resultados melhores que os do Brasil.

Já os melhores desempenhos foram aferidos em Singapura (587), Irlanda (577) e Hong Kong (573).

Pandemia

No Brasil, uma amostra de 4.941 estudantes do 4º do ano do ensino fundamental fizeram a prova. Por ter sido realizada em 2021, reflete impactos da pandemia de Covid-19 e do consequente fechamento de escolas.

A pontuação média alcançada pelos alunos brasileiros localiza o país no nível baixo da escala de proficiência do Pirls.

“Existe uma grande demanda de atenção no ensino básico e, principalmente, na alfabetização de nossas crianças, assuntos estes que serão de extrema prioridade neste ano nesta Comissão de Educação”, disse Nikolas Ferreira.

(Agência Câmara)

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais