Categorias: Economia

Desemprego cai a 5,8% no 2º trimestre, aponta IBGE

Carteira de Trabalho. Foto: Reprodução.

A taxa de desemprego no Brasil ficou em 5,8% no segundo trimestre deste ano, segundo Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgada, nesta quinta-feira, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi a menor da série histórica, nesse período, iniciada em 2012. A partir deste mês, os dados do IBGE foram recalculados com base no Censo 2022.

Com os resultados, o número absoluto de desocupados teve queda de 17,4% contra o trimestre anterior, atingindo 6,3 milhões de pessoas. Na comparação contra o mesmo trimestre de 2024, o recuo é de 15,4%.

No trimestre encerrado em junho, também houve alta de 1,8% na população ocupada, estimada em 102,3 milhões de pessoas — novo recorde da série histórica iniciada em 2012. No ano, o aumento foi de 2,4%, com mais 2,4 milhões de pessoas ocupadas.

(Com G1 e Bom Dia Brasil, da TV Globo)

 

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais