“O que está em disputa em Fortaleza no 2o turno em 2024 ultrapassou as meras disputas de partido A ou B, de projeto público municipal A ou B e mesmo a disputa entre progressistas versus conservadores”, aponta o sociólogo e deputado estadual Salmito.
Confira:
“Nós somos as nossas escolhas… construa para si uma ótima história.” Jeff Bezos (fundador da Amazon, empresa avaliada em dois trilhões de dólares).
A vitória eleitoral do Sarto em 2020 para prefeito de Fortaleza pavimentou a tragédia político-eleitoral do PDT em Fortaleza e no Ceará, além de criar um grave desafio para o PDT no Brasil. “A verdade não é filha da autoridade, ela é filha da História.” Galileu Galilei.
Uma vitória eleitoral pode sim ser uma causa decisiva de derrota política e mais ainda revelar os quadros públicos com o seu grau maior ou menor de politização ou despolitização.
Os fatos sociais: a política, a eleição e a gestão pública. Os três são fatos sociais, os três são distintos e os três são interligados inclusive com interseções e muitas semelhanças.
A “política” é um fato social diferente da “eleição” que por sua vez é distinta do fato social “gestão pública”, sendo esta liderada pelo governo. Tais fatos sociais são distintos, porém com proximidades, semelhanças e interseções que facilmente poderão confundir até mesmo os atores ou os protagonistas mais experimentados e mais atentos.
O que está em disputa em Fortaleza no 2o turno em 2024 ultrapassou as meras disputas de partido A ou B, de projeto público municipal A ou B e mesmo a disputa entre progressistas versus conservadores.
A disputa real é de algo muito mais nefasto, desafiador e complexo bastante estruturado no exterior de mais funesto na História da Era Moderna, o facismo, que portanto transpassa as fronteiras municipais, estaduais e nacionais seja do passado tentando replantar no presente para ser condenado novamente pela História no futuro.
O que está em disputa é o fortalecimento de quem não tem projeto, nem compromisso com a democracia e nem sequer com a política como ferramenta de solução para os desafios da vida social.
Basta rememorar o que o representante desse neo-facismo se comportou como presidente do Brasil na pandemia da COVID-19.
Devemos nos unir!
Devemos unir progressistas, conservadores, democratas, de esquerda, de direita, cristãos e aqueles que professam outras religiões contra a semente do neo-facismo que tenta ser plantada no embalo das redes sociais na disputa eleitoral de Fortaleza no 2o turno de 2024.
A História contará e cobrar-nos-á… Vote Evandro 13!
João Salmito Filho
Cientista Social
MBA em Gestão e Governança Pública.
Mestrado em Planejamento e Políticas Públicas.
Doutorando em Políticas Públicas.
Vereador de Fortaleza por quatro mandatos titulares e consecutivos.
Presidente da Câmara Municipal de Fortaleza por três mandatos titulares de presidente.
Deputado Estadual do Ceará, no segundo mandato titular consecutivo.
Ver comentários (4)
Nesse cenário vou votar no André Fernandes para mudar.
Basta rememorar o que o representante desse neo-facismo se comportou como presidente do Brasil na pandemia da COVID-19. E quantas famílias perdeu se ente querido por inresponsabilidade desses facistas!!!
Infelizmente perdemos muitas pessoas queridas por descaso desses que hj se apresentam!!! E olhe quem querem colocar para nossa saúde a CLOROQUINA!!!!
Vamos de André Fernandes. Para acabar com a hegemonia da esquerda em nossa cidade que só tem nos feito mal. Dia 27 vote 2️⃣2️⃣✅️