O Dia Mundial do Coração, a ser celebrado no próximo dia 29, está sendo comemorado, nesta quarta-feira, pelo Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH), unidade de atenção secundária da Secretaria da Saúde do Ceará. O órgão realiza várias ações educativas.
As atividades começaram às 7h30 e estão focando pacientes em atendimento e acompanhantes, chamando a atenção para o autocuidado apoiado. Na programação, apresentação musical de um paciente da unidade, gincana de exercícios físicos, exposição de materiais educativos sobre prevenção do adoecimento cardiovascular e dicas sobre automedida da pressão arterial.
“É preciso dizer que cuidar bem do coração está nas mãos do próprio paciente, muito mais do que de outras pessoas. A mudança do estilo de vida é o mais importante. Isso, logicamente, associado à ida às consultas, ao uso correto e regular dos medicamentos e à perda de peso de forma saudável”, destaca Giselle Barroso, cardiologista do CIDH.
Sobre a automedida, a cardiologista Giselle Barroso lista alguns pontos para a verificação correta da pressão arterial em casa.
- Dê preferência ao equipamento de braço, em vez do equipamento de pulso;
- Faça a medição na posição sentada, com as costas bem apoiadas e os pés no chão;
- É preciso estar de bexiga vazia e sem ter se alimentado, fumado ou tomado café nos últimos 30 minutos;
- Preferencialmente faça a medição em dois momentos do dia: duas vezes de manhã com intervalo de um minuto entre elas, antes de tomar o medicamento e duas vezes à noite, da mesma forma.
- Anote as medidas e leve ao profissional de saúde cada vez que for atendido. Se possível, crie uma espécie de “diário de medição da pressão arterial” (alguns aplicativos de celular podem ajudar você nessa tarefa).
A médica lembra também que falar sobre o Dia do Coração significa colocar o foco na prevenção de doenças que mais matam em todo o mundo, como infarto, insuficiência cardíaca, disfunção renal e o Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Para evitar complicações, ela lista algumas medidas de prevenção:
- Fazer exercícios físicos com regularidade;
- Alimentar-se de modo saudável;
- Não fumar;
- Evitar álcool e outras drogas;
- Diminuir o estresse;
- Controlar a pressão arterial e os níveis de açúcar no sangue.
SERVIÇO
*Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH) – Rua Silva Paulet, 2406 – Aldeota, Fortaleza.