Categorias: Ciência

Cientista cearense Antonio Gomes recebe diploma de membro da Academia Mundial de Ciência

Antonio Gomes recebendo diploma. Foto: Divulgação

O diretor de Avaliação da Capes, o cientista cearense Antonio Gomes de Souza Filho, recebeu o diploma TWAS Fellow durate a 17ª Conferência Geral da Academia Mundial de Ciências (TWAS, na sigla em inglês), realizada no Rio de Janeiro.

A honraria chancela a eleição do gestor como membro da TWAS, processo ocorrido em 2024.

Fundada em 1983, a Academia Mundial de Ciências é uma unidade da Unesco comprometida com o avanço da ciência no mundo.

São escolhidos 50 novos fellows a cada ano, e o total atual já passa de mil.

Os quadros da Academia são tidos como cientistas que atingiram padrões internacionais de referência.

Perfil 

O professor Antonio Gomes de Souza Filho desenvolve pesquisas na área de física da matéria condensada com ênfase em nanociência e nanotecnologia.

Tem toda a trajetória acadêmica ligada à Universidade Federal do Ceraá, com graduação, mestrado e doutorado em Física cursados na Instituição, sendo este último com período sanduíche no Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos EUA.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais