(ATUALIZAÇÃO – 13h33)
João Wilson Damasceno, atual diretor-executivo do Instituto Mirante, poderá ser o secretário da Cultura na gestão do prefeito Evandro Leitão (PT). Pelo menos, foi essa a informação circulante na equipe de transição.
Há, no entanto, um grupo defendendo a indicação de Helena Barbosa, superintendente do Centro Dragão do Mar. Há, inclusive, um abaixo-assinado que circulou em grupoo e redes sociais.
Já lideranças culturais consideram ruim que Evandro leve alguém da área estadual para a Secultfor. Levar um nome do Estado seria transferir velhos problemas que não são resolvidos no âmbito da Secult, obsevam essas lideranças que preferem o anonimato.
Perfil
João Damasceno iniciou sua trajetória na gestão pública na Coordenadoria de Juventude da Prefeitura de Fortaleza, em 2010. Coordenou o Programa Projovem no município de Sobral, em 2012. Produziu e ajudou a criar importantes festivais da cena cultural do Ceará, dentre eles: Maloca Dragão, Festival UFC de Cultura, Festival Latino-Americano das Juventudes, Palco Vida&Arte e Feira Massa. Foi diretor de Ação Cultural do Instituto Dragão do Mar, entre 2014 e 2018.
Ainda participou da implantação do Centro Cultural Porto Dragão e do Hub Cultural do Ceará, no qual foi superintendente de 2019 a 2021, quando esteve à frente da idealização e da realização de projetos como os programas Porto Dragão Sessions, Zona de Criação, Nós no Batente e o webinário Jornada de Pensamento: Viver de Arte.