O diretor técnico do Sebrae/CE, Alci Porto, receberá, nesta sexta-feira (3), a Comenda Ariosto Holanda de Ciência, Tecnologia e Inovação. A honraria, que será concedida pelo Instituto Iracema Digital, reconhece e homenageia personalidades que têm impulsionado o avanço científico e tecnológico do Ceará, por meio do mérito, conhecimento e compromisso.
A entrega da comenda será realizada, a partir das 17 horas, em solenidade no auditório da Federação das Indústrias do Ceará (FIEC). A iniciativa conta com o apoio do Sistema FIEC, da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec).
Além de Alci Porto, também serão homenageadas a vice-reitora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e pesquisadora 1A do CNPQ, Diana Azevedo, na categoria Educação e a professora Rossana Andrade, doutora em Ciência da Computação, na categoria Inovação.
Esta é a segunda edição da comenda, que recebe o nome de Ariosto Holanda, um ícone da ciência e da inovação em nosso país e no Ceará. De acordo com o Instituto Iracema, a comenda representa o legado de um homem cuja paixão e dedicação ajudaram a pavimentar o caminho para o progresso em diversas áreas do conhecimento.
Sobre Ariosto Holanda
Francisco Ariosto Holanda nasceu em Limoeiro do Norte (CE), em 11 de outubro de 1938. É engenheiro civil formado pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Manutenção de Equipamentos de Petróleo e Pós-Graduado em Engenharia Biomédica pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Em sua produtiva trajetória profissional, atuou como engenheiro em instituições como a Petrobras, a Coelce; foi professor na UFC e Unifor; além de ter ocupado cargos relevantes, como Diretor Presidente do Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará, o NUTEC – órgão do qual é responsável pela implantação; Secretário de Indústria e Comércio do Ceará; Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia; e responsável pela implantação do Instituto CENTEC, com 3 Faculdades de Tecnologia e 40 Centros Vocacionais Tecnológicos, 5 Núcleos de Informações Tecnológicas, e pelas Infovias do Desenvolvimento, no Ceará.
Na vida política, também foi deputado federal por seis legislaturas, tendo atuado em relevantes comissões e conselhos ligados à Ciência e à Tecnologia, à Educação e à Cultura, aos altos estudos sobre Biodiesel, Inclusão Social, Capacitação Tecnológica da População e de Micro e Pequenas Empresas.
É também autor de publicações como o “Plano Diretor do Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará”, “Ciência e Tecnologia como fator do Desenvolvimento e Segurança Nacionais”, “O Desafio da Educação, Ciência e Tecnologia e os Mecanismos da Geração de Trabalho”, “O avanço tecnológico da medicina”, e muitos outros.
Condecorado, diversas vezes, por algumas das mais importantes instituições do país, Ariosto Holanda é uma referência para educação profissional, sempre atento ao movimento mundial em torno da Ciência e da Tecnologia, como ferramentas de transformação social e evolução humana.
SERVIÇO
*Auditório José Flávio Costa Lima – Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) – Avenida. Barão de Studart, 1980 – Aldeota.