“Do Sertão ao Ministério Público: a travessia de Marcus Renan” – Por Suzete Nocrato

Suzete Nocrato, jornalista e mestre em Comunicação Social pela UFC. Foto: Reprodução

Com o título “Do Sertão ao Ministério Público: a travessia de Marcus Renan”, eis artigo de Suzete Nocrato, jornalista e mestra em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará. “Retorno ao presente, lembrando que a posse de Marcus Renan (Procurador de Justiça do Estado) transcende o gesto formal e se torna símbolo da travessia do menino sertanejo que fez do conhecimento sua estrada e da justiça seu destino”, expõe a articulista.

Confira:

Há histórias que nascem no chão quente do sertão e florescem no coração da Justiça. A trajetória de Marcus Renan Palácio, empossado na última segunda-feira como Procurador de Justiça, é uma dessas. Um percurso que une origem, esforço e propósito, provando que o mais profundo Ceará, mais do que um lugar, é uma forma de ser e de resistir.

Desde cedo, o jovem advogado aprendeu que o caminho se faz de constância e disciplina e que nada nos atravessa sem esforço. Talvez por isso sua ascensão ao segundo grau do Ministério Público, por merecimento, marque a coerência de uma vida construída sobre o alicerce de muito estudo, dedicação e do profundo respeito à missão institucional.

Autor de várias obras jurídicas, ele fez dos livros companheiros de caminhada. A cada página escrita, uma semente plantada; a cada conquista, a colheita do que foi semeado em silêncio nas longas noites de preparo e paciência.

“Sou homem do sertão”, disse ele em sua fala, carregada de energia e emoção, reafirmando a origem que abraça o chão que o ensinou a caminhar. Naquele momento, não era apenas ele que tomava posse. Era também Saboeiro, orgulhosa e simbólica, cruzando as portas do Ministério Público em forma de coragem, trabalho e determinação. Era a presença invisível de seu pai Flamarion, de nossos avós Manoelito e Mundinha e da querida tia Águeda, que certamente festejavam, com ternura e orgulho, a sua conquista.

Naquele mesmo palco, outro filho da pequena cidade pisou. Eneas Braga Fernandes Vieira, ainda jovem, ingressou no MPCE, exercendo sua função com ética, dedicação e compromisso com o serviço público. Devo a ele o gosto pela leitura, despertado quando me presentou os primeiros livros — e, com eles, o encantamento de personagens e lugares que só a imaginação alcança. Promotor de Justiça, escritor e memorialista, contou a história de sua gente, inspirando aqueles que acreditam no poder transformador do saber e da justiça.

Retorno ao presente, lembrando que a posse de Marcus Renan transcende o gesto formal e se torna símbolo da travessia do menino sertanejo que fez do conhecimento sua estrada e da justiça seu destino.

*Suzete Nocrato

Jornalista e Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará.

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias