As empresas interessadas em elaborar a complementação do projeto básico para as obras de derrocagem do Berço 103, do Porto de Fortaleza, deverão apresentar os lances na sessão pública agendada para sexta-feira (19/07), às 9 horas. A informação é da assessoria de imprensa da Companhia Docas do Ceará.
Segundo o edital, os possíveis licitantes poderão acessar o Pregão Eletrônico nº 90003/2024 pelos links www.docasdoceara.com.br/licitacoes e www.gov.br/compras.
Após a consolidação do projeto básico da derrocagem do Berço 103, cuja complementação é objeto do Pregão Eletrônico nº 90003/2024, as Docas licitarão a obra, propriamente dita.
Derrocagem
O serviço de ‘derrocagem’ aqui significa remover um volume de rochas situado no leito do cais, na região do Berço 103, onde atracam os navios que descarregam trigo. O Porto de Fortaleza é o que mais recebe esse tipo de carga, no Brasil. A derrocagem deverá aumentar o calado, permitindo atracação de maiores navios.
Toda a movimentação de trigo no Porto de Fortaleza é de responsabilidade da Tergran – empresa instalada no porto e formada por outras três empresas: M. Dias Branco, J. Macêdo e Grande Moinho Cearense. Juntas, elas beneficiaram mais de 1 milhão de toneladas de grãos de trigo no ano passado.