Documentário aborda a importância de Pacatuba na rota do café

A direção está primorosa. Foto: Divulgação

Já está disponível para assistir no streaming o documentário “Pacatuba na rota do café”, que aborda a história do café no Ceará. No conteúdo, elementos importantes e curiosos sobre a cafeicultura e sua relevância na formação desse município da Região Metropolitana de Fortaleza.

O documentário vem recheado de histórias saborosas: de como o café chegou ao Ceará, no século, XVIII, sendo inicialmente plantado na Serra da Meruoca e de como, posteriormente, a elite traiu um acordo do rei de Portugal com os indígenas e desencadeou conflitos para plantar café nas serras.

Outro exemplo, é que o pai do poeta Juvenal Galeno foi um dos introdutores do café em Pacatuba e que os voluntários da cidade, que iam pra Guerra do Paraguai, em 1860, se apresentaram ao lado da igreja Matriz, com um ramo de café atrás da orelha, o que mostra a importância da cafeicultura na época.

O vídeo se baseia em uma pesquisa sólida, tem um roteiro ágil e traz entrevistas com historiadores, especialistas e moradores, entremeando-as com belas imagens, principalmente da serra de Pacatuba, onde até há pouco tempo uma parte das pessoas não compravam café em mercearias ou supermercados, mas simplesmente colhiam e torravam o café em casa, tempo de uma vida mais simples e menos capitalista. Vale a pena assistir!

O documentário, dirigido e corroteirizado por Eduarda de Lemos Pinho, foi um projeto contemplado na Lei Paulo Gustavo – Edital da Secretaria de Cultura de Pacatuba (Ceará) e conta com interpretação em libras e legenda. Vale a pena ver

SERVIÇO

*Confira o documentário aqui.

Créditos: Pesquisa: Eduarda de Lemos Pinho Roteiro: Eduarda de Lemos Pinho e Ton Almeida

Direção: Eduarda de Lemos Pinho

Assistente de Direção: Sivirino de Caju

Produção: Eduarda de Lemos Pinho

Captação de imagens: Sivirino de Caju

Edição: Sivirino de Caju e Eduarda de Lemos Pinho

Trilha sonora original: Gabriel Marquez e Sivirino de Caju

Legenda: Eduarda de Lemos Pinho

Intérprete de Libras: Islandia Castro @sentidosinclusos

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais