Categorias: Religião

Dom Edmilson agradece a Deus e aos pais por seus 100 anos de idade, completados hoje

Dom Edmilson Cruz recebe homenagem pelos seus 100 anos

“Parece que o tempo não passou”… Esse é o sentimento do bispo emérito de Limoeiro do Norte, Manuel Edmilson da Cruz, o Dom Edmilson, que, nesta quinta-feira (3), completa 100 anos de vida. Para marcar a data e comemorar o bispo mais idoso do episcopado do Brasil, a Arquidiocese preparou uma programação especial.

Nessa manhã, os eventos se concentraram no Santuário da Adoração (Igreja de São Benedito), no Centro de Fortaleza, encerrados com um almoço para Dom Edmilson com os Religiosos Sacramentinos e as Irmãs Josefinas e que contou ainda com convidados do bispo, entre os quais este repórter do Blogdoeliomar.

Emocionado, Dom Edmilson lembrou de seus pais e agradeceu a Deus pelo tempo de vida. Disse que sua mãe foi fundamental na sua vocação e que seu pai foi poeta.

Ato concorrido

“Claro que lembro de você, Eliomar (sorriu). Sou leitor de suas matérias e também ouvinte”, comentou Dom Edmilson, que também teve de convidados a deputada estadual Gabriella Aguiar, candidata a vice-prefeita de Fortaleza; Dom Gregório Paixão, arcebispo de Fortaleza; Dom José Antonio, arcebispo emérito de Fortaleza; Dom Plínio, bispo de Picos (PI); Dom Vasconcelos, bispo de Sobral; Dom Rosalvo, bispo de Itapipoca; Moyses Azevedo, fundador e moderador geral da Comunidade Católica Shalom; o ex-governador Gonzaga Mota; os ex-deputados João Alfredo, Artur Bruno e Walter Cavalcante; a secretária de Direitos humanos do Estado, Socorro França; Vanilo de Carvalho, da Comissão Justiça e Paz, da CNBB – Regional NE 1; o bispo de Limoeiro do Norte, Dom André Vital; a mulher de Evandro, Cristiane Leitão; a irmã do religioso, Vicência Cruz, que completou recentemente 101 anos, além de vários religoosos como os irmãos Ermano e Lino Allegre e o casal Jerõnimo Cláudio e Argentina, em nome da Missa da Misericórdia, tradicional no Santuário da Adoração.

Ato litúrgico

Às 18 horasdesta quinta-feira, o arcebispo Dom Gregório Paixão presidirá celebração litúrgica, também no Santuário de São Benedito, pelos 100 anos do bispo emérito de Limoeiro do Norte.

Haverá a participação de boa parte dos padres arquidiocesanos e de religiosos de outras regiões do Ceará e de outros Estados.

Em seguida, no estacionamento do Santuário da Adoração, os fiéis poderão se confraternizar e cantar os parabéns para Dom Edmilson da Cruz.

Dom Edmilson da Cruz

Dom Manuel Edmilson da Cruz nasceu em Acaraú no 3 de outubro de 1924, onde realizou seus primeiros estudos. Foi aluno do Seminário São José, em Sobral (1937-1939). Fez seus estudos secundários no Seminário São José, em Sobral (1940-1942). Estudou Filosofia (1943-1944) e Teologia (1945-1948) no Seminário Provincial de Fortaleza.

Foi ordenado padre no dia 5 de dezembro de 1948, em Sobral, onde desenvolveu as seguintes atividades:

Professor no Seminário Menor, no Colégio Diocesano Sobralense e no Colégio Santana.
Prefeito de disciplina, vice-reitor e diretor espiritual no Seminário Menor.
Capelão da Capela do Sagrado Coração de Jesus, da Cadeia Pública e do Patronato.

Edmilson da Cruz foi nomeado bispo-auxiliar de São Luís do Maranhão pelo Papa Paulo VI, em 12 de agosto de 1966. Recebeu a ordenação episcopal no dia 6 de novembro de 1966, em Sobral, das mãos de Dom João José da Mota e Albuquerque, Dom Walfrido Teixeira Vieira e de Dom José Mauro Ramalho de Alarcón Santiago.

Atividades durante o episcopado

Bispo auxiliar de São Luís do Maranhão (1966-1974)
Vigário Episcopal da Forania de Brejo (1966-1974)
Bispo auxiliar de Fortaleza (1974-1994)
Administrador apostólico sede plenaC de Limoeiro do Norte (1992-1994)
Bispo diocesano de Limoeiro do Norte (1994-1998)

DETALHE – Em 21 de dezembro de 2010, Dom Edmilson da Cruz foi convidado a receber uma homenagem do Senado, mas a recusou. Era a Comenda Dom Hélder Cãmara. Ele afirmou, na época, que sua atitude era para protestar contra o aumento salarial de 61,8% aprovado pelos parlamentares em causa própria.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais