Categorias: Religião

Dom Gregório abre hoje a Quaresma na Catedral e lança a Campanha da Fraternidade

Dom Gregório, arcebispo de Fortaleza. Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira, às 19 horas, na Catedral Metropolitana, o arcebispo de Fortaleza, Dom Gregório Paixão, vai presidir a solene celebração das cinzas.O ato marcará o início da Quaresma, tempo de penitência, conversão e oração na vida da Igreja Católica.

A Quarta-feira de Cinzas, instituída há séculos, abre para os cristãos um caminho de quarenta dias rumo à Páscoa do Senhor. Desde os tempos antigos, o gesto de cobrir-se de cinzas já expressava arrependimento e volta para Deus. Entre os judeus, sentar-se sobre as cinzas era sinal de reconhecimento da própria fragilidade e de súplica por misericórdia.

Campanha da Fraternidade 2026

Neste mesmo ato na Catedral, acontecerá também a abertura oficial da Campanha da Fraternidade 2026, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Com o tema “Fraternidade e Moradia” e o lema “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14), a campanha convida os fiéis a refletirem sobre a dignidade da moradia como expressão concreta do cuidado com a vida e da vivência da fraternidade.

Nesta quinta-feira, às 9 horas, Dom Gregório Paixão dará coletiva, no Centro Pastoral Maria Máe da Igreja, sobre a Campanha da Fratenidade.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais