Donald Trump, que toma posse como presidente dos EUA no dia 20 de janeiro próximo, acabou o mistério em torno de Elon Musk, bastante citado e elogiado por ele no seu discurso da vitória. Ele anunciou, nessa noite de terça-feira, 12, que nomeará Musk para chefiar um novo órgão federal, chamado de Departamento de Eficiência Governamental. A missão dessa novo órgão será reduzir burocracias e aumentar a eficiência. Os departamentos no governo dos EUA são similares aos ministérios no Brasil.
“Tenho o prazer de anunciar que o grande Elon Musk, em colaboração com o patriota americano Vivek Ramaswamy, liderará o Departamento de Eficiência Governamental (“DOGE”). Juntos, esses dois americanos excepcionais abrirão caminho para que minha administração desmonte a burocracia governamental, corte regulações excessivas, reduza despesas desnecessárias e reestruture as agências fNo anúncio, Trump disse que o novo departamento poderá ser “o projeto Manhattan de nosso tempo”, em referência ao plano do governo americano que criou a bomba atômica, nos anos 1940, em meio à Segunda Guerra Mundial.
“O Departamento de Eficiência Governamental fornecerá conselhos e orientação de fora do Governo, e fará parceria com a Casa Branca e o Escritório de Gestão e Orçamento para impulsionar uma reforma estrutural em larga escala e criar uma abordagem empreendedora no governo como nunca visto antes”, disse Trump, no comunicado.
(Com Agências e Exame)