Categorias: Saúde

Dr. Cabeto critica modelo de gestão anunciado pelo Estado para o Hospital Universitário

Dr. Cabeto. Foto: Reprodução Blogdoeliomar

O ex-secretário de Saúde do Estado do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto, criticou durante entrevista à Rádio O POVO CBN, nesta quinta-feira (16), o modelo anunciado pelo Governo do Estado para o funcionamento do Hospital Universitário do Ceará (HUC), na Universidade Estadual. Idealizador do Hospital, ainda na sua gestão na Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), ele aponta que o anunciado “está longe do modelo que nós, quando elaboramos a proposta, colocamos”.

“A informação que temos é que iniciaria com duas especialidades: oncologia e a parte de cirurgia vascular. Mas a gente sabe que isso está longe do modelo que nós, quando elaboramos a proposta, colocamos (…) O HUC foi desenhado, obrigatoriamente, para ter emergência de porta aberta em todas as especialidades, até porque é um hospital de ensino. Trauma, cirurgia geral, cardiologia, clínica médica, ginecologia, obstetrícia”, comentou.

“Já soube que não vai funcionar assim. A meu ver, isso pode acrescentar custos ao sistema de saúde e diminuir a eficiência. Acho que há um equívoco na formatação do que tem sido apresentado”, avaliou.

DETALHE – Segundo o governador Elmano, o Hospital deverá iniciar operação somente com atendimentos oncológicos e vasculares. A Sesa também já teria confirmado que não será de “Portas Abertas”, ou seja, necessitará de encaminhamento de outras unidades.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais