Portadora de fibromialgia, a deputada estadual e médica Dra. Silvana (PL) destacou a aprovação de seu projeto de lei para atendimento a portadores da doença crônica no Ceará.
Por meio da primeira-dama da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Tainah Marinho, a parlamentar busca ampliar os núcleos do Legislativo Estadual de fibromialgia para o Interior.
“É uma doença crônica, não curável, que proporciona dor em todos os músculos, nas 24 horas do dia. É uma doença de tratamento caro, de diagnóstico difícil e que mais de 90% dos portadores são mulheres. É basicamente uma doença feminina. Transformei a fibromialgia em uma grande bandeira do nosso mandato”, comentou Dra. Silvana, em entrevista ao Blogdoeliomar.
No Ceará, não se encontram disponibilizados dados sobre as patologias, assim como unidades públicas de saúde de fácil acesso para esse tipo de atendimento.
Um levantamento da Sociedade Brasileira de Estudos da Dor (SBED) aponta o crescimento de casos no país de dores crônicas e fibromialgia (sistema nervoso percebe todo o tipo de estímulo do corpo na forma de dor).