Um levantamento da Sociedade Brasileira de Estudos da Dor (SBED) aponta o crescimento de casos no país de dores crônicas e fibromialgia (sistema nervoso percebe todo o tipo de estímulo do corpo na forma de dor). No Ceará, não se encontram disponibilizados dados sobre as patologias, assim como unidades públicas de saúde de fácil acesso para esse tipo de atendimento.
Portadora de fibromialgia, a deputada estadual e médica Dra. Silvana (PL) sugere a instalação de unidades ambulatoriais para pronto atendimento de dores crônicas e fibromialgia nos hospitais regionais do Ceará.
“Observando os números e olhando com empatia para a dor e o sofrimento de milhares de cearenses, percebemos a necessidade e urgência de adotarmos medidas que venham ao encontro dos que sofrem de doenças em que a dor está presente com maior intensidade”, comentou a parlamentar.
Outro projeto de indicação apresentado pela deputada do PL dispõe sobre a permanência das mães de recém-nascidos em ambiente hospitalar de hospitais do Ceará, ou em casa de apoio próxima à maternidade, garantindo o livre acesso à criança e impedindo a alta hospitalar sem a devida presença materna.
A deputada aponta que a propositura visa assegurar que as mães possam exercer o direito de cuidar e acompanhar seus filhos recém-nascidos, especialmente em um período tão delicado e essencial para a formação dos vínculos familiares e o desenvolvimento da criança.
Para a parlamentar, a permanência da mãe junto ao filho nos primeiros dias de vida, contribui para a amamentação, para o fortalecimento do sistema imunológico do bebê e para a saúde mental da mãe.