Meus avós moravam em um sítio e como a família era grande, só de filhos foram oito, dá para imaginar como era a movimentação de parentes, amigos, amigos dos amigos e agregados a cada final de semana. Também é possível imaginar a diversidade de opinião entre os frequentadores, fator fundamental para sermos hoje uma penca de netos que aprendeu a respeitar opções as mais variadas do próximo.
É também fato que a boa convivencia entre os contrários, exigia regras de conduta. Não à toa, logo na entrada do sítio, uma placa orientava: “seja bem vindo, sinta-se em casa, mas aqui não se fala de politica, futebol e religião”. É claro que isso não impediu a boa frequência de políticos, desportistas e religiosos no local. Nunca, porém, houve briga por esses temas.
Faço essa referência, porque sigo essa máxima desde criança. Respeitar posições políticas, paixões clubisticas e credos religiosos. É por isso, que não consigo aceitar que na disputa para a prefeitura de uma das maiores cidades do país, se use de má fé a preferência por um clube de futebol como decisão de voto. Já achava um estelionato religioso votar em quem os ditos líderes religiosos mandassem, como se a fé embotasse a capacidade de discernimento de alguém.
Pois eis que agora, como se não faltasse mais nada, vem o Conselho Deliberativo do Fortaleza censurar a TUF. Ora, e desde quando diretor de time interfere em opinião de torcedor? Infelizmente, parece que a polarização política no país está fazendo emergir das trevas o pior do que o ser humano é capaz de fazer. O que é mais chato nisso, é que a instituição Fortaleza tem sido uma das marcas que hoje mais orgulha o estado do Ceará, não só pelos resultados em campo, mas pelo que vem fazendo em termos de campanhas no âmbito da opinião pública. Espera-se, ainda, que essa infeliz censura seja fruto de algumas poucas cabeças que logo estarão longe da marca Fortaleza, pois sabe-se, por exemplo, que outros nomes de peso do tricolor, não compactuam com o uso eleitoreiro dessa marca que já é nacional, vide o próprio Marcelo Paz, que nunca se beneficiou de seu prestígio e força com o torcedor para pedir voto a ninguém.
Uma resposta
Rapaz, esse Evandro Leitão esta desesperado por votos e está atirando para todo o lado.
A Torcida do Leão não vota em Leitão.