Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Editora UFC lança nova edição de “Cordéis”, de Patativa do Assaré

Patativa do Assaré em frase.

Os 115 anos de nascimento de um dos maiores nomes da cultura popular cearense, o poeta Patativa do Assaré, serão celebrados na próxima quinta-feira, pela Editora UFC. Uma nova edição da obra “Cordéis” terá lançamento às 18 horas, na Pinacoteca do Ceará, e contará ainda com a aula-espetáculo “Cordéis em concerto: uma noite com Patativa”, ministrada pela médica, professora da UFC e cordelista Paola Tôrres. A coletânea Cordéis estará à venda no ato de lançamento.

A coletânea Cordéis resulta do trabalho de pesquisa sobre Patativa do Assaré realizado pelo pesquisador Gilmar de Carvalho (1949-2021). Em sua terceira edição, a obra foi revista e ampliada e ganhou uma nova capa, assinada pelo ilustrador e xilogravurista Rafael Limaverde. Apresenta ainda textos críticos produzidos por Gilmar de Carvalho, Luiz Tavares Júnior e Paola Tôrres, que destacam a universalidade literária de Patativa do Assaré.

Temas sociais

Como parte do repertório da aula-espetáculo a ser realizada na solenidade, serão apresentados cordéis que abordam desde questões sociais e políticas até temas mais líricos e pessoais, bem como poemas musicados. O legado do professor da UFC Gilmar de Carvalho também será enfatizado na ocasião. “Haverá uma homenagem especial ao trabalho do pesquisador Gilmar de Carvalho, que foi um grande estudioso da cultura popular nordestina e um dos responsáveis por valorizar e preservar o legado de Patativa do Assaré. Sua dedicação à cultura nordestina será lembrada como um exemplo de compromisso com a preservação e a valorização das nossas tradições”, detalha a conselheira.

Coordenadora da reedição da obra e vice-diretora da Editora da UFC, a professora Juliana Diniz enfatiza que a difusão da literatura cearense é um compromisso do equipamento cultural nesta nova fase. “Entendemos a literatura em seu sentido mais rico, abrangente e diverso. A literatura popular, muito ligada à oralidade e sua música própria, alimentada pela maestria dos cordelistas do Ceará e do Nordeste, merece um espaço de honra nesse esforço de difundir a cultura cearense. Preparar uma obra que aproxime o leitor da literatura de cordel, que sistematize e reúna muitos dos poemas que viajam na oralidade é uma forma de contribuir para o fortalecimento dessa cultura”, declara.

*Sobre Patativa do Assaré aqui.

SERVIÇO

*Pinacoteca do Ceará – Rua 24 de Maio, Praça da Estação, s/n

*Venda da coletânea “Corcdeis” – Sede da livraria da UFC, na área 1 do Centro de Humanidades, na Avenida da Universidade, 2762, Benfica

*Ou ainda pelo perfil da livraria no Instagram (@livrariadaufc).

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Mais Notícias