“O Edson Queiroz foi o maior empresário do Ceará no século passado. Hoje, seu nome representa o maior grupo empresarial do Estado. Só tenho a parabenizar todo o legado deixado por ele”.
O reconhecimento é do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, nesta quarta-feira (9), que participou da Sessão Solene do Congresso Nacional em homenagem ao centenário do empresário cearense Edson Queiroz.
“O setor industrial do Ceará tem o maior grupo de água mineral do país, a Minalba. A Esmaltec, fundada por ele, é o maior grupo da área de metalmecânico e o Grupo Edson Queiroz também é o maior produtor de gás do país. Além disso, na área de jornalismo tem a TV Verdes Mares, afiliada da Globo no Ceará”, comentou Ricardo Cavalcante.
Já o ministro Camilo Santana destacou que “a história do Edson Queiroz se confunde com a história do desenvolvimento do Ceará nos últimos 100 anos”.
“Era um idealista e acima de tudo um sonhador, apaixonado pelo Ceará e pelas coisas que ele fazia. São homens como o Edson que fizeram o desenvolvimento e fortalecimento da economia cearense, por acreditar que a educação é o único caminho para construir uma sociedade mais justa e mais fraterna”, disse o ministro da Educação, em discurso no plenário.
Participaram ainda da solenidade o governador Elmano; os senadores Eduardo Girão e Cid Gomes; a deputada federal Fernanda Pessoa, co-autora do requerimento; o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Teodoro Silva Santos; o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa; além de filhos e netos de Edson Queiroz, dentre os quais a presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz Rocha.
DETALHE – A Assembleia Legislativa do Ceraá vai realizar sessão solene pelo centenário de Edosn Queirozàs 17 hora, da próxima terça-feira, no Plenário 13 de Maio. O ato atende a requerimento do presidente da Casa, Romeu Aldigueri (PSB).