Categorias: Artigo

“Eduardo Campos”

Paulo Elpídio de Menezes Neto é cientista político, professor e escritor, além de ex-reitor da UFC

Em artigo sobre o centenário de vida do jornalista e escritor cearense Eduardo Campos, o Manuelito, o cientista social Paulo Elpídio de Menezes Neto lembra da difícil época na Academia no início do governo militar. Confira:

Cultivei uma justificada admiração pelo homem e pelo escritor.

Jovem professor, apenas iniciado no meu magistério universitário tive, com Manuelino, como o chamavam os da sua dileta intimidade, assento no Conselho Universitário da UFC. Ele, representante da comunidade; eu, diretor de uma faculdade.

Divergências com o reitor da época, indicado ainda no governo do marechal Castelo Branco, Fernando Leite, puseram-me na linha de fogo e expuseram-me e aos meus colegas das Ciências Sociais aos denunciantes de atividades subversivas na universidade.

Politicamente, Manoelito e eu divergíamos nos limites dos nossos entendimentos políticos, mas nos respeitávamos e nunca deixamos de ser amigos.

Acusado pelo reitor da época, em viva voz, em sessão do Conselho Universitário de “comunista”, com ponto de exclamação, fomos eu e todo o departamento de Ciências Sociais exonerados por portaria do reitor (como eram severas e tontas as portarias de Fernando Leite!) …

Eduardo Campos indignado, faz uso da palavra e lamenta ter sido testemunha de uma cena que esperava jamais ter presenciado em uma universidade. Um reitor a acusar e demitir arbitrariamente professores por acusação leviana de uma autoridade intempestiva.

No final da tarde, o reitor assinava outra portaria reintegrando os demitidos. Alegando incorreção no texto.

Incorreção de caráter, poderia ter pensado…

Eduardo Campos, locutor, redator, jornalista. teatrólogo e escritor foi um dos mais legítimos atores da literatura brasileira.

Fica aqui o depoimento, sem favor, o reconhecimento de um grande talento.

Deixei a presidência do Conselho Editorial da UFC, há alguns meses. Em um volume editado, pronto para publicação de 6 livros de Eduardo Campos, com a fixação de texto e a fortuna crítica na “Coleção Intérpretes do Ceará”. Deveria ter sido lançado hoje, data do seu Centenário.

Do destino deste livro nada se sabe: parece chegada a hora de um grande desmonte cultural. Novos critérios invalidam velhas e gastas preferências liberais…

Seja o que Deus permitir.

Paulo Elpídio de Menezes Neto é cientista político, professor e escritor, além de ex-reitor da UFC

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais